Artigos sobre manuais escolares
DizCorrendo: Educação e ensino sem viés ideológico
Está a circular nas redes sociais Instagram, X e Facebook um vídeo [https://www.instagram.com/rapkriolu.frazis/reel/DAaq2WhobXR/] que mostra um grupo de crianças cabo-verdianas a declamar um hino reggae com uma mensagem de cunho nacionalista, pan-africanista e político. Na verdade, o poema foi declamado no programa “Show da Manhã” da Televisão Pública de Cabo Verde [https://www.youtube.com/watch?v=msvavbET0dQ] no dia 14 de Junho de 2024, pelo Grupo Núcleo de Arte Bai Palavra, uma iniciativa de um professor da Escola Capelinha, na Praia.
Manuais escolares disponíveis a partir de 2 de Setembro em todo o território nacional
O Ministério da Educação informou, hoje, que os manuais escolares do 1º ao 9º ano de escolaridade estarão disponíveis a partir do dia 2 de Setembro em todo o território nacional. Os manuais de todas as disciplinas poderão ser adquiridos nos postos de venda credenciados, como os Correios de Cabo Verde e livrarias/papelarias.
Manuais escolares até o oitavo ano estão disponíveis no mercado, garante ministro
Os manuais escolares do primeiro ao oitavo ano já estão disponíveis no mercado. A garantia foi dada hoje pelo ministro da Educação, Amadeu Cruz, que indica que os manuais do nono ano estão em processo de elaboração.
Criação de manuais escolares está a seguir reforma educativa - DNE
Há toda uma reforma em curso na educação, que foi iniciada há quatros anos e pressupõe, entre outras coisas, uma mudança faseada e gradual das grelhas curriculares, que tem implicância na concepção dos manuais escolares. O cronograma do Programa Educativo mostra-o, e a Directora Nacional da Educação, Eleonora Sousa, explica.
São Vicente: Grupo de cidadãos cria Banco de Livros de Cabo Verde para dar novo uso aos manuais escolares
Um grupo de cidadãos mindelenses lançou nas redes sociais a iniciativa Banco de Livros de Cabo Verde (BLCV), que pretende dar “nova vida” aos manuais escolares já usados e ajudar os mais necessitados e o meio ambiente.
Directora da Educação garante que todos manuais escolares vão estar disponíveis em Novembro
A directora nacional da Educação, Eleonora Sousa, garantiu que todos os manuais escolares vão estar disponíveis em Novembro, altura em que vão começar a trabalhar com os novos conteúdos didácticos.
UCID denuncia falta de manuais e atraso na colocação de professores em São Vicente
A UCID lamenta a falta de manuais escolares nas livrarias em São Vicente e o atraso na colocação de professores, apesar do arranque do novo ano lectivo, a 23 deste mês. Problemas que, na óptica do partido, não podem continuar a acontecer.
Correios vendem manuais escolares
Balcões dos Correios das ilhas de Santiago e Maio já vendem manuais escolares do 1º ao 8º ano. Hoje começam a ser vendidos nas ilhas de Boavista e Sal e a partir de dia 23 nos balcões das ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Fogo e Brava.
Desrespeito, falta de docentes e de manuais. SINDEP fala de abertura de ano lectivo "nunca vista"
O vice-presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), Jorge Cardoso, acusou terça-feira, em conferência de imprensa, a ministra da Educação, Maritza Rosabal, de falta de respeito e sensibilidade perante os problemas da classe docente. O sindicalista assinala também a falta de manuais escolares e professores, quando o primeiro período está a chegar ao fim.
Ministra promete para os próximos dias manuais e professores em falta
A ministra da Educação, Maritza Rosabal, garantiu segunda-feira que nos próximos dias a situação da falta de manuais escolares e de professores estará normalizada a nível nacional. Ano lectivo iniciou-se a 17 de Setembro.
Associação de Pais da Escola Salesianos alerta para transtornos devido a falta de manuais e professores
Kátia Araújo, presidente da Associação de Pais da Escola Salesianos de Artes e Ofícios, em São Vicente alerta para os transtornos e dificuldades de ensino-aprendizagem devido à falta de manuais escolares e de professores. As aulas começaram no dia 17 de Setembro mas até este momento a maioria dos manuais escolares do ensino primário não estão disponíveis, nem nas escolas, nem nas papelarias.
SINDEP denuncia falta de manuais e alunos sem professores
A falta de manuais escolares em quase todas as disciplinas do 1º ao 6º ano de escolaridade está a causar grandes constrangimentos no processo ensino-aprendizagem. A denúncia é do Sindicato Nacional dos Professores de Cabo Verde.
130 mil alunos e mais de 5 mil professores regressam às aulas na segunda-feira
O ano lectivo 2018/2019 arranca segunda-feira, com 128.762 alunos, do pré-escolar ao secundário. Número avançado na tarde desta quinta-feira pela Directora Nacional de Educação, na Praia.
Balanço 2017: A Seca, o Paludismo e a Matimática E outros destaques de um ano “assim-assim”
Entre altos e baixos, 2017 foi um ano praticamente sem chuva e azágua, trazendo mau prenúncio para 2018 e para o orçamento familiar dos cabo-verdianos. Mas nem a falta de chuva evitou que um surto de paludismo que afectou essencialmente a Praia, com as maiores proporções em quase 30 anos. Em termos de reacção da sociedade civil, os erros dos novos livros de matemática causaram indignação e uma onda de protesto nas redes sociais forçando o governo à sua retirada para reimpressão. Estes são alguns dos destaques deste ano, que ora finda e que não sendo muito trágico, também não foi muito bom.
mais