Artigos sobre Ano Lectivo

São Filipe acolhe Cerimónia de abertura do ano lectivo
Arrancou esta segunda-feira, 19, mais um ano lectivo e cerca de 113.720 alunos e 6.600 professores voltaram às salas de aula. A ilha do Fogo foi o local escolhido para o acto solene de abertura, uma cerimónia que assinala a “grande empreitada”, envolvendo todas as partes envolvidas no processo educativo, que o início das aulas sempre representa.

“A nossa ambição é alinhar o sistema de ensino com os padrões de qualidade dos países mais avançados”
O ano escolar já começou e a 19 de Setembro arranca o ano lectivo. Um ensino de qualidade continua a ser o desiderato maior, e domina grande parte desta conversa com o Ministro da Educação, Amadeu Cruz. As reformas e programas em curso têm como base essa ambição de colocar o ensino cabo-verdiano ao nível dos melhores rankings internacionais. A destacar, depois da reforma já feita no ensino básico e reforma do secundário, em curso, os programas de capital humano e digital, entre outros passos com vista a consolidar todos os pilares da qualidade.

Ano lectivo 2022/2023 arranca no dia 19 com 113.720 alunos no básico e secundário a nível nacional
Um total de 113.720 alunos, distribuídos em dois níveis, sendo 81.222 no Ensino Básico e 32.498 do Ensino Secundário, iniciam as aulas no dia 19 em Cabo Verde sob a orientação de 6.266 mil professores.

Marginalização de professores condiciona o arranque do ano lectivo - PAICV
Ausência de planificação, alguma desorganização, bem como a marginalização de professores, condicionam o arranque do ano lectivo. A afirmação é da secretária-geral adjunta do PAICV, esta manhã, em conferência de imprensa. Ana Paula Moeda diz que o Ministério da Educação precisa de mais sabedoria para enfrentar com mais humanidade os desafios da educação, que são gigantescos e decisivos para o país.

Edição 1032
A decisão do Tribunal Constitucional de julgar improcedente o recurso apresentado pela defesa de Alex Saab faz a manchete desta semana do Expresso das Ilhas.

Cenários alternativos para arranque do ano lectivo na Praia apresentados até 2 de Novembro
O Ministério da Educação indica que até 2 de Novembro deverá apresentar os cenários alternativos para o arranque do ano lectivo no município da Praia. A garantia foi dada hoje, no parlamento, pela ministra da Educação, Maritza Rosabal, durante o debate “Desafios de Educação em Tempos de Covid-19”.

“Abertura do ano lectivo está a decorrer com tranquilidade”- Eleonora Monteiro
A directora Nacional da Educação garantiu hoje que a abertura do ano lectivo 2020/2021 está a decorrer com tranquilidade. Eleonora Monteiro disse ainda que o ministério da Educação não tem conhecimento de nenhum outro caso de COVID-19 confirmado nas escolas, para além do caso da Boa Vista.

Ano Lectivo 2020/2021 : A escola, a pandemia e as diferentes realidades do país
O arranque de ano lectivo mais atípico de que há memória acontece amanhã, 1 de Outubro. As aulas vão ser retomadas, presencialmente, em todo o país à excepção do município da Praia onde os contágios por SARS-CoV-2 não param de subir. A maior divergência nas regras estabelecidas é esta, mas por todo o país, há outras diferenças nos moldes em que vão, por enquanto, decorrer as aulas. É que se Cabo Verde tem várias realidades, no geral, o cenário da pandemia em cada local, é também desigual. Conheça então, as regras gerais e as nuances do primeiro início de escola em plena pandemia.

As medidas do governo para evitar a propagação da COVID-19 nas escolas
As escolas podem alargar o seu horário de funcionamento para conciliar o desenvolvimento das actividades lectivas com as orientações das autoridades de saúde. Por sua vez, os encarregados da educação podem solicitar que seus educandos sejam matriculados no estabelecimento educativo, no regime de ensino doméstico ou individual.

Início do Ano Lectivo: Ministra da Educação visita escola secundária de Salineiro
Este ano não haverá cerimónia da abertura oficial do ano lectivo, mas a ministra da educação efectua hoje uma visita guiada à escola secundária de Salineiro, a fim de verificar as condições de higiene à entrada e saída da escola.

Professores e pais querem “condições mínimas” para aulas presenciais
O ano lectivo arranca na quinta-feira com cerca de 132 mil alunos, marcado pela pandemia da covid-19, com aulas presenciais em todo o país, excepto na capital, devido ao aumento dos casos. Na Praia, as aulas presenciais deverão começar a 2 de Novembro.

Novo Ano Lectivo : As regras para o regresso às aulas
As aulas estão aí à porta. Num novo normal, as escolas públicas começam as aulas a 1 de Outubro, mas no sector educativo privado existem escolas onde, para a semana, as actividades lectivas têm início. Alterações vão afectar ambos os sistemas de ensino.

Destaques da edição 980
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a abertura do ano lectivo: As regras para o regresso às aulas. As aulas estão à porta. As escolas públicas começam as aulas a 1 de Outubro, mas no sector educativo privado existem escolas onde as actividades lectivas têm início já na próxima semana. Um regresso com alterações.

Sindprof apela a que se façam testes de COVID-19 aos alunos e professores
O Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) questiona implementação, pelo Ministério de Educação, do micro-plano de contingência contra o COVID-19, a nível dos alunos e dos professores, para este novo ano lectivo.

Ministra da Educação anuncia criação de um canal televisivo de conteúdos educativos
A ministra da Educação, Maritza Rosabal, anunciou hoje a criação de um canal televisivo de conteúdos educativos, que começa a funcionar no início do novo ano lectivo, previsto para o dia 01 de Outubro.

Ano lectivo arranca a 1 de Outubro
O próximo ano lectivo começa em 01 de Outubro, anunciou este fim-de-semana o Ministério da Educação. A data, porém , é indicativa podendo ser sujeita a alterações decorrentes da pandemia da COVID-19 e condições locais.

O próximo Ano-lectivo e os Alunos Sem Máscaras(?)...
Com efeito, nada substitui a aula presencial, reitero. As outras formas lectivas são último recurso, com imensas deficiências

Aulas presenciais só no próximo ano lectivo
Os alunos do básico e secundário não regressarão às salas de aula neste ano lectivo. Esta manhã, no Parlamento, o Primeiro-Ministro anunciou que o regresso às escolas será feito apenas no ano lectivo 2020/2021. São Vicente terá um laboratório de virologia. Transportes inter-ilhas retomados "brevemente" nas ilhas que já saíram do estado de emergência.

SINDPROF sugere passagem automática para os alunos do 1º ao 11º ano
O Sindicato Democrático dos Professores (SINDPROF) sugeriu hoje que se aplique a passagem de ano automática (administrativa) aos alunos do 1º ao 11º ano e se criem condições de trabalho para os alunos do 12º ano de modo a que os mesmos possam apresentar os seus trabalhos e candidatarem-se às bolsas e vagas para as Universidades.

Destaques da edição 929
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Maritza Rosabal Ministra da Educação: “Estamos em intensa mudança, uma mudança de paradigma”.
mais