A 1 de Dezembro, Cabo Verde vai a votos nas nonas eleições autárquicas, que marcam 33 anos de poder local democrático no país. Em uma reflexão sobre a evolução do sistema autárquico e os desafios enfrentados pelos municípios, Jacinto Santos, primeiro autarca da Praia e especialista em desenvolvimento local, analisa a transformação do municipalismo, advogando a necessidade de um papel mais activo na promoção do desenvolvimento e criação de riqueza. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, passam-se também em revista os resultados de eleições passadas e alguns acontecimentos, desafiadores do sistema democrático, que marcaram os últimos quatro anos nos municípios. Antevendo as eleições que se avizinham, e que se adivinham duras, Jacinto Santos refere ainda o efeito psicológico das vitórias (e derrotas) na capital, refutando, entretanto, e com base nos dados, qualquer contágio entre eleições municipais e legislativas.
Também em destaque está o início de mais um ano lectivo que começou na segunda-feira, 16 de Setembro.
As escolas da Praia estão em pleno funcionamento e preparadas para receber alunos e professores, conforme afirmaram directores de vários agrupamentos. Apesar de pequenos imprevistos, a sensação geral foi de um arranque tranquilo e organizado.
Ainda no que respeita à educação damos também destaque à greve dos professores que está marcada para os dias 19 e 20 deste mês.
As negociações entre o Ministério da Educação e o SINDPROF sobre o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) dos professores caíram por terra e os docentes vão mesmo partir para a greve na próxima quinta e sexta-feira.
Na Política damos destaque ao calendário eleitoral tendo em vista as próximas eleições autárquicas e também às preocupações da Comissão Nacional de Eleições em combater a desinformação durante a época de campanha. A partir de dia 27 o recenseamento eleitoral vai estar suspenso até ao dia das eleições.
Abordamos também as expectativas dos operadores relativamente à nova companhia aérea que vai começar a operar no mercado doméstico. Sector privado expectante com Linhas Áreas de Cabo Verde. Defesa do consumidor quer regulador atento e leis respeitadas. O sentimento é unânime: todos esperam o fim das dores de cabeça e a normalização dos voos inter-ilhas.
Na Cultura, destaque para o livro Política & Economia, da autoria de José Tomaz Veiga que vai ser lançado esta quinta-feira, pelas 18:00, na Livraria Pedro Cardoso, na Praia. A apresentação estará a cargo do próprio autor.
A ler, igualmente, o artigo de opinião ‘Relações entre a Rússia e a África são um domínio prioritário da política externa russa’ da autoria de Yury Materiy, Embaixador da Federação da Rússia na República de Cabo Verde.