Artigos sobre Jacinto Santos
“Não precisamos de candidatos para fazer casas de banho. Precisamos de candidatos com visão para um desenvolvimento estrutural do território”
A 1 de Dezembro, Cabo Verde vai a votos nas nonas eleições autárquicas, que marcam 33 anos de poder local democrático no país. Numa reflexão sobre a evolução do sistema autárquico e os desafios enfrentados pelos municípios, Jacinto Santos, primeiro presidente da câmara da Praia e especialista em desenvolvimento local, analisa a transformação do municipalismo, advogando a necessidade de um papel mais activo na promoção do desenvolvimento e criação de riqueza. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, passam-se também em revista os resultados de eleições passadas e acontecimentos que marcaram os últimos quatro anos nos municípios, a nível político, como a fragmentação política em São Vicente e os problemas de governabilidade na Praia. Antevendo as eleições que se avizinham, e se adivinham duras, Jacinto Santos refere ainda o efeito psicológico das vitórias (e derrotas) nestes dois maiores centros urbanos, refutando, entretanto, com base nos dados, qualquer contágio entre eleições municipais e legislativas. E insiste: “o desenvolvimento em Cabo Verde passa inevitavelmente por criar as condições de desenvolvimento nos territórios”.
Edição 1190
Destaque de manchete, na edição desta semana, para a entrevista com Jacinto Santos.
Livro de Jacinto Santos sobre a evolução do municipalismo cabo-verdiano apresentado hoje na Praia
O Poder Local: A Evolução do Municipalismo Cabo-Verdiano - Do povoamento à instalação do Poder Local Democrático", da autoria de Jacinto Santos vai ser lançado na Praia, esta sexta-feira, dia 17. A apresentação estará a cargo do consultor jurídico, Mário Silva.
Edição 1172
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das ilhas, para a entrevista com o cientista político Brian Klass.
Presidente da Citi-Habitat reconhece “grande dificuldade” da organização em 2021 mas espera melhorias
O presidente do conselho directivo da Citi-Habitat, Jacinto Santos, reconheceu esta quarta-feira, 12, que, em 2021, a mais antiga Organização Não-Governamental (ONG) de Cabo Verde enfrentou muitas dificuldades, consequências da pandemia de covid-19, mas perspectiva um 2022 com melhorias.
Fórum alerta para necessidade de indicadores para se poder trabalhar
O debate promovido pelo Ministério da Coesão Territorial, tendo como tema “a construção da coesão territorial”, concluiu pela necessidade de indicadores de coesão territorial, social e económica que permitam políticas diferenciadas nos vários concelhos do país.
Cabo Verde tem agora “oportunidade de ouro” para acelerar o processo da formalização da economia – Jacinto Santos
Cabo Verde tem agora uma “oportunidade ouro” para acelerar o processo de transição da economia informal para formal, considerou hoje o presidente da Cooperativa para a Promoção da Inclusão Financeira (Citi-coop), Jacinto Santos.
"Nova legislação vai exigir novo comportamento e atitude das Instituições de Microfinanças" - BCV
O responsável do Gabinete de Supervisão das Instituições de Microfinanças do Banco de Cabo Verde considerou hoje que a inscrição das Instituições de Microfinaças (IMF) no Banco Central vai exigir um novo comportamento e atitude por parte das organizações.
mais