Artigos sobre FICASE

Cozinheiras de cantinas escolares formadas em "Cozinha Básica” e “Primeiros Socorros e Combate a Incêndio”
Mais de 400 cozinheiras de cantinas escolares receberam hoje certificados de formação em “Cozinha Básica” e “Primeiros Socorros e Combate a Incêndio”.

FICASE garante mais dois anos de sustentabilidade do Programa Nacional das Cantinas Escolares
O Presidente do Conselho de Administração da FICASE avançou hoje que a assinatura do Memorando de Entendimento no domínio da Segurança Alimentar para o reforço do Programa Nacional das Cantinas Escolares, entre Cabo Verde e Luxemburgo garante mais dois anos de sustentabilidade do programa.

PAM reforça alimentação escolar em Cabo Verde
A Ficase vai receber, em Setembro, um carregamento de géneros alimentares para facultar refeição quente a 82 mil alunos no ano lectivo 2022/2023. A doação será feita pelo Programa Alimentar Mundial, após a retoma da parceria entre o arquipélago e a agência da ONU.

IGAE apreende 441 manuais escolares
A Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE) apreendeu esta sexta-feira, 441 manuais escolares num estabelecimento comercial que não está credenciado pela FICASE.

O sistema de financiamento do ensino superior em Cabo Verde como está não pode continuar
Cabo Verde tem neste momento perto de 16 mil alunos a estudarem em instituições do ensino superior tanto nacionais como estrangeiras, mas as bolsas de estudo disponibilizadas pelo governo cobrem apenas 39% dos alunos. 61% ficam de fora. “Então é preciso debater e saber como criar um fundo, ou onde encontrar recursos para garantir a sustentabilidade da formação superior em Cabo Verde”, defende Aquilino Varela, avançando que dentro em breve um estudo sobre a nova modalidade de financiamento do ensino superior vai ser socializado.

FICASE apoia estudantes com dívidas, na obtenção do diploma e certificado
A Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) já disponibilizou 16 mil contos para apoiar estudantes do último ano de licenciatura com diplomas e certificados cativos por causa de dívidas junto das instituições de ensino. Para tal, a instituição assume 60% do custo total da propina em atraso.

Ficase precisa de 24 mil contos para aquisição e distribuição de kits escolares
A Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) pretende mobilizar mais de 20 mil contos para auxiliar os alunos mais carenciados, no ano lectivo 2020/21, informou, este domingo, a instituição.

Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde : A nossa máxima é não deixar ninguém para trás
As Nações Unidas, a maior organização multilateral mundial, estão presentes em Cabo Verde desde os primórdios da independência e têm trabalhado há mais de 40 anos com os sucessivos governos, sociedade civil, sector privado, ONGs e outros parceiros para um desenvolvimento social e económico sustentável do país. Com a situação de crise provocada pela Covid-19 o plano de trabalho das Nações Unidas para 2020 sofreu profundas alterações. Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, falou com o Expresso das Ilhas sobre a reorientação do plano de trabalho e dos diferentes tipos de apoios para dar respostas imediatas às cinco medidas prioritárias elencadas pelo governo para fazer face à crise económica, sanitária e social provocada pela pandemia da COVID-19 e sobre as necessidades do pós-pandemia.

Uni-CV nunca se comprometeu a assumir 20% das dívidas dos estudantes finalistas – reitora
A reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) afirmou hoje que esta instituição nunca se comprometeu a assumir 20 por cento das dívidas dos estudantes, mas sim o compromisso de negociar essa dívida.

JpD acusa Uni-CV de recusar isentar pagamento de dívidas aos finalistas beneficiados com PEAP
A Juventude para a Democracia (JpD) acusou hoje a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) de não isentar com os 20 por cento (%) os estudantes finalistas com propina em atraso, no âmbito de um acordo tripartido.

Albertino Fernandes, Presidente da FICASE : Não confundir solidariedade com caridade
A pandemia da COVID-19, causada pelo Novo Coronavírus, chegou a quase todos os países do mundo, alterando por completo rotinas e modo de vida. Cabo Verde não foi excepção.

Universitários da ilha do Fogo pedem suspensão das propinas com efeitos a partir de Março
A recém-criada Associação dos Estudantes Universitários da ilha do Fogo, na Praia, está a propor às universidades e ao próprio Ministério da Educação a suspensão das propinas com efeito a partir do mês de Março.

Destaques da edição 964
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Albertino Fernandes, Presidente da FICASE: Não confundir solidariedade com caridade.

FICASE apoia 125 universitários deslocados com subsídio de 5 mil escudos
O presidente da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar, Albertino Fernandes, avançou hoje que a instituição está a trabalhar com as câmaras municipais e universidades para apoiar 125 universitários deslocados, com um subsídio num valor de 5 mil escudos. Até agora, 26 alunos já foram contemplados.

São Vicente: Câmara e Governo apoiaram 25 mil famílias durante o estado de emergência
Cerca de 25 mil agregados familiares foram apoiados em São Vicente com cestas básicas, através de iniciativas implementadas pela Câmara Municipal e pelo governo. Do total, cerca de 18 mil foram apoiados através da campanha de ajuda alimentar às famílias vulneráveis, promovida pela Loja Social. O restante foi canalizado via FICASE.

Maritza Rosabal, Ministra da Família e Inclusão Social : “Tenham calma, ninguém ficará abandonado”
O governo pôs de pé uma série de medidas para a protecção social, dirigidas essencialmente para as famílias mais vulneráveis, os trabalhadores informais e os idosos. Para perceber o alcance dessas medidas, quem tem acesso, como tem acesso e quando tem acesso, o Expresso das Ilhas falou com a ministra da tutela, Maritza Rosabal.

Cantinas escolares em Santo Antão abastecidas com produtos agrícolas locais
As Cantinas Escolares dos três concelhos da ilha de Santo Antão recebem, esta quinta-feira, a primeira remessa de produtos agrícolas, fruto de uma parceria entre a Fundação Social Escolar (FICASE) e a Associação de Agricultores da Ribeira da Cruz (AADARC), em Porto Novo, anunciou hoje a FICASE.

O futuro está no digital
Comemorou-se, dia 9 de Outubro, o Dia Mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega correios de 191 países, e da assinatura do Tratado de Berna, em 1874. No âmbito desta efeméride, o Presidente do Conselho de Administração dos Correios de Cabo Verde, Isidoro Gomes, concedeu uma entrevista ao Expresso das Ilhas onde avançou que o Correio Postal tem vindo a cair, tanto a nível doméstico, como internacional, em detrimento do Correio Encomenda quem têm estado a aumentar.

Correios vendem manuais escolares
Balcões dos Correios das ilhas de Santiago e Maio já vendem manuais escolares do 1º ao 8º ano. Hoje começam a ser vendidos nas ilhas de Boavista e Sal e a partir de dia 23 nos balcões das ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Fogo e Brava.

FICASE quer distribuir vinte mil kits escolares
A Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (FICASE) quer alcançar este ano o objectivo de vinte mil kits escolares distribuídos aos alunos mais carenciados.
mais