Artigos sobre FICASE

Governo vai reforçar apoio à regularização de dívidas estudantis e lançar programa de habitação para universitários deslocados
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje no Parlamento o reforço do programa de apoio à regularização de dívidas estudantis nas universidades, bem como um programa de habitação para universitários deslocados.

Trabalhadores da FICASE ameaçam com nova greve para meados de Fevereiro
Os trabalhadores da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (FICASE) e da Residência Estudantil Leonel Madeira, em São Vicente, ameaçam com nova greve em meados de Fevereiro. Protestam contra o “silêncio e o atraso” na aprovação do PCFR, “que visa repor a justiça laboral”, anunciou hoje o líder do SINTAP.

Salário mínimo das cozinheiras escolares aumenta para 19 mil escudos
O Governo, através da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (FICASE), implementou a atualização do salário mínimo nacional das cozinheiras das cantinas escolares de 16 mil para 19 mil escudos, uma subida de 18,75% em relação a 2024.

A gratuidade do ensino básico em Cabo Verde – desinformação e desafios
O início do ano lectivo é um período crítico para muitas famílias em Cabo Verde e a gratuidade do ensino básico alivia o peso financeiro das famílias. No entanto, a realidade nas escolas da Cidade da Praia demonstra alguma desinformação sobre esta política, com muitos pais enfrentando cobranças inesperadas e falta de clareza sobre o que é realmente gratuito. Ao Expresso das Ilhas, o director nacional da Educação, Adriano Moreno, explicou que as contribuições voluntárias não são obrigatórias e devem ser acordadas em reuniões formais no Conselho Escolar, onde há a representação de pais e professores.

Brava: Diagnóstico aponta problemas, autarca quer ver lado positivo
Relatório elaborado por uma técnica da Câmara Municipal de Oeiras (Portugal), a pedido da Câmara Municipal da Brava, destaca problemas como o abandono escolar ou a redução de população na ilha. Francisco Tavares, autarca da Brava defende que mais do que olhar para os aspectos negativos é necessário ver os aspectos positivos que o documento destaca.

FICASE promete concluir PCFR em breve
O processo para a criação do PCFR (Plano de Carreiras, Funções e Remunerações) dos profissionais da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) já está em andamento. Segundo o presidente do conselho de administração da instituição, Adilson Freire, foi contratada uma empresa para fazer a consultoria e elaborar o documento, que “brevemente” será socializado

Trabalhadores da FICASE ameaçam com greve antes do próximo ano lectivo
Os trabalhadores da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar pretendem entrar em greve antes do início do próximo ano lectivo, agendado para 16 de Setembro. Reivindicam a finalização da proposta de alteração do PCCS, agora designado de Plano de Carreiras, Funções e Remunerações, tendo em vista a melhoria salarial, disse hoje o líder do SINTAP.

60% da população de Cabo Verde protegida com pelo menos uma prestação social, revela boletim estatístico
O segundo boletim estatístico do Sistema de Protecção Social em Cabo Verde, apresentado esta segunda-feira, 15, revela que entre 2021 e 2023, 60% da população cabo-verdiana, ou aproximadamente 307.219 pessoas, está protegida por, pelo menos, uma prestação de protecção social.

Albertino Fernandes deixa presidência da FICASE
Albertino Fernandes deixa o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar(FICASE) , segundo resolução publicada na passada sexta-feira, 15.

Sustentabilidade financeira é o maior desafio das universidades em Cabo Verde
A sustentabilidade financeira é o principal desafio enfrentado pelas universidades em Cabo Verde. Urge, nomeadamente, encetar medidas para estancar a fraca demanda e o abandono pelos alunos de modo a que o futuro do sistema de ensino superior nacional e o seu papel no desenvolvimento do país não fiquem comprometidos. Ao mesmo tempo, é fundamental deixar de pensar o ensino superior sob uma lógica semelhante à do ensino secundário, como acusam os académicos, e, entre outros aspectos, promover uma verdadeira aposta na investigação. Dois representantes de universidades privadas e um académico da universidade pública, com experiência também no privado, abordam estes e outros desafios e propõem soluções para superá-los.

Manuais do 9ºano têm, pela primeira vez, recursos digitais e áudios no ensino de línguas e outras disciplinas
Pela primeira vez, além dos tradicionais manuais físicos, o país terá acesso a guias de professor, recursos áudios para disciplinas de línguas como Português, Inglês e Francês, e recursos digitais como vídeos, interactividades, exercícios, jogos e quizzes para todas as disciplinas do 9.º ano e aguardam apenas a aprovação do Ministério da Educação para se tornarem acessíveis aos estudantes.

IGF detecta irregularidades. FICASE defende-se
Relatório da inspecção feita ao funcionamento da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE), de 2017 a 2020, já foi tornado público. Inspecção Geral de Finanças (IGF) aponta para irregularidades e apela à intervenção da ARAP e do Tribunal de Contas. PCA da FICASE, contactado pelo Expresso das Ilhas, recusou-se a comentar, apontando para o contraditório da instituição já exposto no relatório.

Edição 1138
Manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para a entrevista com o Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde.

“O nosso objectivo é garantir o direito à educação”
FICASE continua a ser essencial no combate às desigualdades de acesso ao sistema de ensino.

Edição 1136
O início do novo ano lectivo faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

Governo transfere 90 mil contos da FICASE para reabilitar escolas
O Governo autorizou a transferência de 105 milhões de escudos do orçamento da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE), dos quais 90 milhões para construção e reabilitação de escolas, conforme resolução oficial.

Cozinheiras de cantinas escolares formadas em "Cozinha Básica” e “Primeiros Socorros e Combate a Incêndio”
Mais de 400 cozinheiras de cantinas escolares receberam hoje certificados de formação em “Cozinha Básica” e “Primeiros Socorros e Combate a Incêndio”.

FICASE garante mais dois anos de sustentabilidade do Programa Nacional das Cantinas Escolares
O Presidente do Conselho de Administração da FICASE avançou hoje que a assinatura do Memorando de Entendimento no domínio da Segurança Alimentar para o reforço do Programa Nacional das Cantinas Escolares, entre Cabo Verde e Luxemburgo garante mais dois anos de sustentabilidade do programa.

PAM reforça alimentação escolar em Cabo Verde
A Ficase vai receber, em Setembro, um carregamento de géneros alimentares para facultar refeição quente a 82 mil alunos no ano lectivo 2022/2023. A doação será feita pelo Programa Alimentar Mundial, após a retoma da parceria entre o arquipélago e a agência da ONU.

IGAE apreende 441 manuais escolares
A Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE) apreendeu esta sexta-feira, 441 manuais escolares num estabelecimento comercial que não está credenciado pela FICASE.
mais