“Há mais conversa do que medidas de política”, diz PAICV para justificar perda de competitividade

PorAndre Amaral,31 out 2019 11:17

Julião Varela, no púlpito, fez duras críticas à política económica do governo
Julião Varela, no púlpito, fez duras críticas à política económica do governo

Declaração política do PAICV atacou as políticas económicas do governo que, defende o maior partido da oposição, levaram à queda do país nos rankings de competitividade e Doing Business.

“Com apenas mais um ano de mandato os resultados são francamente negativos”, disse Julião Varela, deputado do PAICV na declaração política feita pelo seu partido.

“Os dados divulgados de 2016 a esta parte, por organizações internacionais insuspeitas, confirmam aquilo que o PAICV, enquanto oposição tem dito e chamado a atenção.

Há mais conversa do que medidas de política”, acrescentou Varela falando da divulgação recente dos rankings de competitividade e Doing Business em que Cabo Verde piorou a sua classificação.

Para o maior partido da oposição as políticas do governo só têm resultado numa “intencional e continuada descriminação dos empresários nacionais”.

“Para este Governo para ser considerado Investidor Estrangeiro, não é preciso ter capital. Afinal, Cabo Verde tem dinheiro que nunca mais acaba. Todos os que quiserem encontram dinheiro em Cabo Verde. O Governo dá avales e garantias para contraírem empréstimos junto aos Bancos. Para os que desgraçadamente sejam empresários cabo-verdianos, não há nem avales, nem garantias”.

Referindo-se directamente ao ranking de Doing Business, em que Cabo Verde perdeu 6 posições relativamente ao ano passado, o PAICV diz que Cabo Verde está cada vez mais distante “cada vez mais da posição 50, prometida pelo MpD” e que a “tendência de descida” deve preocupar “todos os cabo-verdianos”.

“Trata-se não de descidas pontuais mais sim de uma sequência de quedas, que confirmam a ausência ou ineficácia de políticas consistentes de reformas para melhoria do ambiente de negócios. Esta verdade pode ser confirmada por qualquer cabo-verdiano a quem nós convidamos a analisar o alinhamento entre os diferentes índices, ultimamente, divulgados” apontou Julião Varela.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,31 out 2019 11:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 jul 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.