Destaques da edição 884

PorExpresso das Ilhas,7 nov 2018 0:44

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à posição de Cabo Verde no ranking do Doing Business: Entre pulinhos na classificação e a necessidade de subir a sério.

Há uma dinâmica na África subsaariana que Cabo Verde não está a conseguir acompanhar. A recente queda no ranking Doing Business é uma prova. Num ano em que o continente regista mais um record de mudanças positivas no ambiente de negócios de vários países, o arquipélago volta a descer na classificação promovida pelo Banco Mundial. Governo garante que objectivo continua o mesmo: chegar ao Top50 em dez anos.

Também neste número, Elísio Freire, ministro do Desporto: “O desporto é um activo económico que está a contribuir para o desenvolvimento do país”. O Desporto deve ser uma forma de inclusão social, mas também um activo económico de Cabo Verde, defende o ministro do Desporto, Elísio Freire, nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, quando se aproxima a Gala do Desporto, este fim-de-semana em Santo Antão. As alterações à legislação que rege o desporto nacional estão na forja e Cabo Verde deve entrar no ‘circuito’ internacional dos grandes eventos desportivos, acrescenta salientando ainda tudo está a ser feito para diminuir ao máximo a fuga de talentos desportivos nacionais para o estrangeiro.

Proposta de lei à espera de ir a Plenária: Alcoolismo, uma luta pouco urgente? Cabo Verde tem vindo a abraçar o combate ao alcoolismo, problemática que ganhou visibilidade em grande parte graças à campanha patrocinada pela Presidência da República, “Menos Álcool, mais vida” que inclusive valeu ao Presidente Jorge Carlos Fonseca um prémio das Nações Unidas. Também o governo tem dado passos nesta luta, inclusive com a aprovação de uma proposta de lei que estabelece o regime de disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas. O documento está pronto, foi aprovado em Conselho de ministros em finais de Março, mas só em Agosto deu entrada na Assembleia.

Regionalização: Deputados do PAICV criticam comunicado da Comissão Política. Comunicado da Comissão Política do PAICV é “obtuso simplesmente”, diz Júlio Correia. Já para Felisberto Vieira esta não foi a primeira vez que deputados daquele partido votaram em sentidos opostos e que “criminalizar a consciência, a expressão e o voto é perverso e antidemocrático”.

Plano Estratégico 2017 -2021: INPS quer mais segurados e internacionalização da carteira de investimentos. Atingir a cobertura de 57,5 % da população empregada até 2021. Esta é uma das metas estabelecidas no Plano Estratégico 2017-2021 do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). A par do alargamento da cobertura contributiva, destaca-se a intenção de investir no mercado financeiro internacional, algo que pela timeline delineada já devia ter acontecido este ano.

Na cultura, Jornalista Silva Roque lança primeiro livro de poemas. Depois de uma luta enorme consigo próprio, eis que o poeta e jornalista António Silva Roque, nas vésperas de completar 50 anos de vida, resolve por fim dar a conhecer em forma de livro os poemas que vem escrevendo desde os 10 anos. Laranja Sumarenta é o título do livro e será lançado no mês de Dezembro, revela-nos o jornalista nesta conversa com o Expresso das Ilhas.

No interior, a opinião de José Almada Dias, O milagre da China ao vivo e a cores; e de Gil Évora, Regionalização versus arregimentação.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 nov 2018 0:44

Editado porDulcina Mendes  em  16 nov 2018 6:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.