Artigos sobre Alcoolismo

Cabo-verdiana Florizandra Porto lança livro “Vendedeiras de Prazer”
A escritora cabo-verdiana Florizandra Porto lançou, no ano passado (2024), o seu mais recente livro, intitulado “Vendedeiras de Prazer”, no qual traz uma reflexão profunda sobre a violência sexual, prostituição e a condição feminina em Cabo Verde. O livro já está disponível nas livrarias e plataformas digitais.

Tarrafal de Santiago: Consumo abusivo de bebidas alcoólicas preocupa população de Chão Bom
Os moradores da vila de Chão Bom, no município do Tarrafal, no interior de Santiago, estão preocupados com o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, sobretudo do grogue de “má qualidade” por parte dos adolescentes e jovens.

Presidente aponta alcoolismo como um dos maiores desafios de Cabo Verde
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, realçou hoje que a problemática do alcoolismo constitui-se, ainda, num dos maiores desafios de Cabo Verde. O chefe de Estado lembra que permanece elevado o número de pessoas que ficam doentes ou falecem por causa do consumo excessivo de bebidas com álcool.

Lei do álcool é "marco fundamental" - PR
O Presidente da República classifica de “marco fundamental” a nova lei do álcool na luta contra o uso abusivo do álcool. Por isso, pede um “trabalho conjunto” para que a mesma seja efectivamente aplicada e fiscalizada.

Mais desporto, menos álcool, mais vida.
Desde dia 5 de Outubro que assistimos à entrada em vigor da nova “lei do álcool” em Cabo Verde. De acordo com uma nota da Assembleia Nacional de Cabo Verde, esta proposta de lei estabelece o regime de disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, locais de trabalho dos serviços e organismos da Administração Pública central e local e das entidades privadas. Este diploma foi aprovado por unanimidade.

DNS desafia autarquias a promoverem festivais sem álcool
O director nacional da Saúde desafia as câmaras municipais a assumirem um “pacto nacional” para promoverem “festivais sem álcool” no país.

CCAD recorda que diminuição do consumo de álcool depende de "acções concertadas"
A secretária executiva da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) defendeu hoje a necessidade de “acções concertadas e em complementaridade” para diminuir o consumo do álcool, sobretudo por parte dos jovens.

Chefe da Casa Civil defende legislação de combate ao uso abuso do álcool
O chefe da Casa Civil da Presidência da República, Manuel Faustino, defendeu terça-feira medidas legislativas para combater o uso abusivo do álcool em Cabo Verde.

Alcoolismo, uma luta pouco urgente?
Cabo Verde tem vindo a abraçar o combate ao alcoolismo, problemática que ganhou visibilidade em grande parte graças à campanha “Menos Álcool, mais Vida” que valeu ao Presidente Jorge Carlos Fonseca um prémio das Nações Unidas. Também o governo tem dado passos nesta luta, inclusive com a aprovação de uma proposta de lei que vem estabelecer e rever várias questões relacionadas com o álcool, da venda à publicidade passando pelo consumo. O documento está pronto, foi aprovado em Conselho de ministros em finais de Março, mas só em Agosto deu entrada na Assembleia.

Destaques da edição 884
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à posição de Cabo Verde no ranking do Doing Business: Entre pulinhos na classificação e a necessidade de subir a sério.

ONU premeia Jorge Carlos Fonseca pelo trabalho na prevenção do uso abusivo do álcool
O prémio, que vai ser entregue no dia 27 de Setembro, em Nova Iorque, na Reunião de Alto Nível sobre as Doenças Não Transmissíveis, na qual o chefe de Estado cabo-verdiano participará, por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas, é o reconhecimento da iniciativa presidencial sobre a prevenção do uso abusivo do Álcool – campanha “Menos Álcool, Mais Vida”.

Música marcará a campanha Menos Álcool, Mais Vida
A campanha Menos Álcool, Mais Vida será marcada nos próximos tempos com o single, feito pelo multifacetado artista Bruno Amarante mais conhecido por Djam Neguin, embaixador nacional dessa iniciativa.

Ressacas. Porque são piores depois dos 30?
Para quem bebe álcool, é quase unânime afirmar que ao entrar na casa dos 30 a ingestão de bebidas em certa quantidade torna-se um problema. A uma noite de consumo, ainda que moderado, é frequente seguir-se uma manhã de indisposição e apatia. Porque é que isso acontece e como contornar?
mais