Ressacas. Porque são piores depois dos 30?

PorExpresso das Ilhas,7 fev 2018 12:41

Drinks
Drinks

Para quem bebe álcool, é quase unânime afirmar que ao entrar na casa dos 30 a ingestão de bebidas em certa quantidade torna-se um problema. A uma noite de consumo, ainda que moderado, é frequente seguir-se uma manhã de indisposição e apatia. Porque é que isso acontece e como contornar?

Segundo a rubrica ao estilo “o médico responde” do jornal New York Times, uma das primeiras medidas para evitar a ressaca é acompanhar o consumo da bebida alcoólica com a ingestão de água.

Um facto importante e indicativo da baixa tolerância desenvolvida ao consumo de álcool é que, com o avançar da idade há uma tendência em diminuir o ritmo da vida social e consequentemente o consumo de bebidas alcoólicas. Isto é, se você começa a consumir álcool menos vezes durante o mês e na vez em que sai e bebe consome o mesmo volume que antes, os efeitos se fazem sentir já que a tolerância do organismo desabituado é menor.

Outra explicação relaciona-se à perda de músculos. Com a idade a tendência é perder massa muscular e ganhar gordura. A mesma quantidade de álcool tende a intoxicar mais um corpo com mais massa gorda do que um com mais músculos. Contudo, esse efeito é mais comprovado em indivíduos acima dos 60 do que os na faixa dos 40.

O consultor do NYT sugere consumir mais devagar a bebida alcoólica que tiver em mãos e intercalar com ingestão de água e outros líquidos.

Alguns especialistas defendem que a ressaca mais não é do que uma severa desidratação com as suas normais consequências. Mas não é unânime, havendo quem aponte um desequilíbrio de eletrólitos como o sódio, potássio ou magnésio.

Seja qual for a causa, "não é bom para você", diz o especialista que aponta que as ressacas são sobretudo sinais de aviso de que se está a beber demasiado álcool, qualquer que seja a idade.

Como defensor da prevenção ao alcoolismo, o médico diz não prescrever curas para a ressaca já que entende que a única cura é “reduzir o consumo ou parar de beber”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 fev 2018 12:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  7 fev 2018 12:41

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.