​Presidente aponta alcoolismo como um dos maiores desafios de Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,5 set 2020 17:54

Jorge Carlos Fonseca
Jorge Carlos Fonseca

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, realçou hoje que a problemática do alcoolismo constitui-se, ainda, num dos maiores desafios de Cabo Verde. O chefe de Estado lembra que permanece elevado o número de pessoas que ficam doentes ou falecem por causa do consumo excessivo de bebidas com álcool.

As preocupações de Jorge Carlos Fonseca constam de uma mensagem proferida hoje por ocasião da cerimónia religiosa partilhada “Menos Álcool, Mais Vida” | “Mais Prevenção, Menos Covid-19”.

“Grande parte da violência, nomeadamente a doméstica, continua associada ao abuso do álcool, acontecendo o mesmo com a violência sexual, nomeadamente o abuso de crianças”, lamenta.

O Presidente da República diz que “infelizmente, estamos, também, assolados pela pandemia do Covid 19 que já atingiu mais de quatro mil pessoas e provocou mais de quatro dezenas de mortes”.

“Este mal que afecta intensamente todos os países do mundo tem causado muito sofrimento às pessoas e famílias e tem levado à quase completa desorganização das actividades sociais e económicas, com repercussões particularmente graves nas camadas mais desfavorecidas da sociedade, tem no uso imoderado de bebidas alcoólicas um dos factores agravantes”, aponta.

A cerimónia religiosa partilhada “Menos Álcool, Mais Vida” | “Mais Prevenção, Menos Covid-19” envolve as congregações religiosas Católica, Nazarena, Adventista e Muçulmana em Cabo Verde. A ideia é melhorar as forças para enfrentar dois grandes problemas importantes.

Fonseca diz-se convencido de que “esta importantíssima cerimónia”, perenizada pela criatividade do jovem artista plástico, Hélder Cardoso, será um marco na mobilização e responsabilização dos cidadãos na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas e da pandemia do Covid 19, e um incentivo para uma profunda reflexão sobre as infinitas possibilidades que podem ser criadas a partir da convergência de vontades com origens diversas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 set 2020 17:54

Editado porFretson Rocha  em  17 jun 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.