Artigos sobre direcção nacional de saúde
“É necessário fazer a vacinação completa e tomar a terceira dose”
Cabo Verde encontra-se em plena onda no meio de uma nova vaga da pandemia. Para fazer face à nova variante Ómicron, que já circula no país e que vem quebrando todos os recordes de casos registados desde o início da pandemia, o ministro da Saúde apela a uma maior consciência cidadã de responsabilização. “Não se deve querer entregar ao governo o ónus de gerir por si só toda a pandemia. Em nenhum país isso é possível”.
Vacinação dos 12 aos 17 anos começa no dia 16 de Dezembro
O director Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, disse hoje que está previsto o início da campanha de vacinação dos 12 aos 17 anos a partir do dia 16 de Dezembro.
Governo mantém fronteiras abertas e analisa medidas a tomar
A exigência de teste negativo para a COVID-19 à entrada no país é uma das exigências que o governo está a ponderar implementar para fazer face ao crescente número de casos da doença e à nova variante detectada na África do Sul. Encerramento de fronteiras não é opção, assegura o ministro das Administração Interna.
Cabo Verde com capacidade para vacinar 5.000 pessoas por dia
Cabo Verde já recebeu, desde que iniciou o processo de vacinação contra a COVID-19, cerca de 380 mil vacinas está a vacinar 3.500 pessoas por dia mas tem capacidade para chegar às 5.000.
Hospitais de ilhas com mais casos perto do limite
Explosão de casos aumenta pressão hospitalar. Situação do país é diversa, mas a ocupação está quase completa nalguns hospitais.
Brava, Sal e Boa Vista as únicas ilhas sem necessidade de testes para viagens interilhas
Ministério da Saúde alterou quadro de necessidade de testes para viagens interilhas.
Paciente evacuado para o HBS "não é um doente de COVID-19" - tranquiliza DNS
A Direcção Nacional de Saúde (DNS) informou hoje que o indivíduo que fugiu do Hospital Baptista de Sousa(HBS), em São Vicente, não é um doente de COVID-19.
COVID-19 : Máscaras tornam-se o ‘novo normal’
Aos poucos, autoridades de saúde em todo o mundo mudam de posição e passam a encarar as máscaras como fundamentais no combate à propagação do novo coronavírus.
Projecções sobre COVID-19 em Cabo Verde : Estudos causam polémica, mas mostram eficácia de políticas de saúde
Estudos com previsões sobre a evolução da COVID-19 em Cabo Verde foram apresentados, na passada sexta-feira, no Palácio do Governo. Medidas de contenção e isolamento social mostram estar a dar resultados, mas a polémica não demorou a instalar-se.
Resultados dos sete casos suspeitos em São Vicente deram negativo
As análises aos sete casos suspeitos de COVID-19, em São Vicente, deram negativo, informou hoje, a Direcção Nacional de Saúde (DNS).
"Precisamos de melhorar a gestão dos doentes que estão em Portugal" - DNS
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) assinou hoje dois protocolos, um com a Direcção Nacional de Saúde (DNS) e outro com a EMPROFAC.
DNS desafia autarquias a promoverem festivais sem álcool
O director nacional da Saúde desafia as câmaras municipais a assumirem um “pacto nacional” para promoverem “festivais sem álcool” no país.
Queremos uma visão que priorize a saúde e não a doença
Para Artur Correia está na altura de assumir plenamente a visão holística da Saúde, apostando na multisectorialidade para efectiva promoção da Saúde. Impõe-se, nomeadamente, um maior equilíbrio na distribuição de recursos e esforços, até aqui direccionados para a vertente “curativa”.
Cabo Verde mantém-se sem casos autóctones de paludismo em 2018
O director nacional de Saúde (DNS), Artur Correia, disse hoje que o país registou este ano, e até ao momento, uma dezena de casos de paludismo importados, sendo a Praia o concelho com maior relevância.
DNS valida Plano de Desenvolvimento Sanitário
O Ministério da Saúde e Segurança Social, através da Direcção Nacional de Saúde, realiza hoje, na Cidade da Praia, um atelier para validar o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS) para o período 2017-2021.
Acidentes e envenenamentos são quinta causa de morte infantil em Cabo Verde
Os acidentes e envenenamentos são a quinta causa de morte nas crianças com menos de cinco anos em Cabo Verde. Em 2016, a prevalência foi de 4,3%. Os dados foram avançados esta segunda-feira, em comunicado, pelo Governo, que cita o Relatório Estatístico de 2016.
Arlindo do Rosário desvaloriza críticas da Ordem ao novo DNS
O ministro da Saúde e Segurança Social garantiu quinta-feira que o novo director Nacional da Saúde reúne “todas as competências técnicas e experiência profissional necessárias” para dirigir um “departamento importante” na Direcção Nacional de Saúde (DNS).
Ordem dos Médicos preocupada com escolha de Artur Correia para DNS
O bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde (OMCV) está “preocupado” com a nomeação do novo director Nacional da Saúde, Artur Correia, afirmando que a decisão poderá constituir um “risco para a sustentabilidade” do Sistema Nacional de Saúde.
Maria da Luz Mendonça é a nova presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública
O Governo nomeou a médica Maria da Luz Mendonça para a presidência do conselho de administração do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), substituindo Tomás Valdez, no cargo.
Artur Correia é o novo Director Nacional de Saúde
Artur Correia vai desempenhar o cargo de director nacional de Saúde, nomeado para substituir Maria da Luz Lima Mendonça.
mais