Artigos sobre Jorge Barreto
3 anos de COVID: Uma luta de toda uma Nação
Chegou e mudou a nossa vida durante um longo período de tempo. Sucederam-se momentos que todos queremos esquecer, mas que é importante lembrar. Faz este domingo, dia 19, três anos que surgiu, em Cabo Verde, o primeiro caso de COVID-9. Três anos de uma luta (mais ainda contando com a fase de preparação) que, apesar de tudo o que a doença nos tirou, é uma história de sucesso. Artur Correia e Jorge Barreto, os Directores Nacionais de Saúde que enfrentaram a pandemia em Cabo Verde, recordam alguns dos principais momentos e fazem um balanço, agora com o distanciamento que a trégua do vírus permite.
Pandemia trouxe novo olhar sobre a Saúde Mental
Os impactos da pandemia de COVID-19 na área da Saúde, devido às medidas de contenção das infecções, ocorreram em maior ou menor escala em todo o mundo. Cabo Verde não foi excepção e houve “alguma perturbação na prestação de cuidados”, sem que no entanto se tenha constatado o colapso dos serviços. O Director Nacional de Saúde apresenta algumas estatísticas dos anos da pandemia, recorda medidas, e fala de mudanças que estão em curso, nomeadamente na abordagem à Saúde Mental.
Evacuações: “É um desafio enorme, pois é preciso salvaguardar a sustentabilidade”
A problemática da evacuação interna médica voltou ao debate público após a morte de um adolescente evacuado, em condições precárias, da Brava para o Fogo. É mais um caso que coloca as fragilidades deste serviço do Estado, que depende de vários factores, é custoso e engloba diferentes sectores. Na saúde, não há dúvida, este é “um dos principais desafios”, observa o Director Nacional de Saúde, Jorge Barreto.
Quarta dose para (quase) todos
Cabo Verde continua a ter como máxima a maior vacinação para o maior número de pessoas. Agora, já é possível a qualquer pessoa maior de 12 anos tomar a 4.ª dose (2.ª dose de reforço) da vacina contra a covid-19. Esta toma vem reforçar a protecção contra a doença e o Ministério da Saúde recomenda que todos a façam, principalmente as pessoas mais velhas (+ 60 anos) ou com problemas de imunidade. Ao Expresso das Ilhas, o Director Nacional de Saúde explica esta recomendação, que é mais abrangente do que na maior parte dos países, e refere os próximos passos, incluindo as vacinas para crianças maiores de 5 anos.
Apesar das melhorias ainda há muito que fazer
A verdade é que nos últimos anos o atendimento médico à população passou por grandes mudanças em Cabo Verde. Tudo para melhor. Mas, apesar dos esforços dos sucessivos governos, a saúde pública ainda não consegue oferecer a todos um auxílio rápido e eficaz quando é preciso. Nesta reportagem, o Expresso das Ilhas traz a história de pessoas com problemas de saúde que requerem o controlo regular, mas, que pela condição financeira deixaram de fazer tratamentos imprescindíveis, os adiaram ou preferiram uma opção menos custosa que, por vezes, fica mais caro.
19/03/2020 – 19/03/2022 Dois anos de COVID em Cabo Verde
Faz hoje, 19 de Março, dois anos que o primeiro caso de COVID-19 foi diagnosticado em Cabo Verde. O último ano foi bastante diferente do primeiro, e finalmente vislumbra-se o regresso à “normalidade”, que implica agora lidar com o vírus sem que isso impacte a vida quotidiana. Ao fim deste tempo, o balanço da resposta à pandemia é positivo, confirmado pela alta taxa de vacinação e pela boa evolução da situação pandémica.
COVID-19: Taxa de positividade diminui de 7,4 para 6,8%
Nos últimos 14 dias, a taxa de positividade a nível nacional diminuiu de 7,4 para 6,8. Também a taxa de incidência acumulada baixou de 239 para 149 por 100 mil habitantes.
Um em cada quatro adultos já está completamente vacinado. Número deve escalar nos próximos dias
Cerca de 25,7% da população cabo-verdiana elegível para a toma da vacina contra a COVID-19 já tomou as duas doses. Essa percentagem deve aumentar exponencialmente nos próximos dias, observa o director Nacional de Saúde, adiantando que 73,7% dos elegíveis já tem pelo menos a primeira toma.
Últimos casos, internamentos e mortes devem-se à falta de vacina
Na passada segunda-feira, 06, o Director Nacional da Saúde apelou à vacinação da população, informando que os internamentos e as mortes que têm ocorrido por causa da COVID-19 são de pessoas que não se vacinaram. Jorge Barreto revelou ainda que desde o início de Agosto até agora foram identificados 1.800 novos casos a nível nacional, dos quais 1.440 não estavam vacinados.
Governo estuda possibilidade de alterar necessidade de testes para vacinados
O Director Nacional de Saúde, Jorge Barreto, disse na segunda-feira que está a ser estudada a possibilidade de as pessoas com vacinação completa contra a COVID-19 não necessitarem de realizar testes rápidos antes das viagens interilhas.
Testes para viagens entre ilhas são para continuar
As autoridades de saúde reconheceram hoje que a situação epidemiológica do país “melhorou um pouco” nos últimos dias, mas recomendaram cautela e vão continuar a fazer os testes rápidos para viagens interilhas.
Jovens ainda com receio em relação às marcas e eficácia das vacinas
A vacina contra a COVID-19 é a principal esperança para conter a disseminação do novo coronavírus.Mesmo assim ainda desperta dúvidas em muitas pessoas, sobretudo nos mais jovens. Isso em todo o mundo. Cabo Verde, onde há cerca de uma semana foi alargada a vacinação às pessoas com 18 ou mais anos de idade, não foge à regra. Continua-se a notar algum receio quanto à marca e à eficácia das vacinas.
Cabo Verde com capacidade para vacinar 5.000 pessoas por dia
Cabo Verde já recebeu, desde que iniciou o processo de vacinação contra a COVID-19, cerca de 380 mil vacinas está a vacinar 3.500 pessoas por dia mas tem capacidade para chegar às 5.000.
Abril o pior mês da pandemia em Cabo Verde
Cabo Verde tem conhecido um aumento do número de casos e de mortes relacionadas com a COVID-19.
Vacinação decorre com boa adesão e sem sobressaltos
A adesão à vacinação contra a covid-19, de administração opcional, tem sido boa entre as camadas que, nesta primeira fase, podem aceder à mesma. Praticamente todos os profissionais de saúde, do público e do privado, bem como a protecção civil e bombeiros já foram vacinados.
Prevenção continua a ser a melhor arma
Cabo Verde conheceu desde o início do mês um aumento brusco de casos de COVID-19. Actualmente há 1902 casos activos e o número de óbitos subiu para 189.
Plano de Vacinação contra a COVID-19 já foi apresentado: Três anos para vacinar 60% da população
O governo publicou no passado dia 18, no Boletim Oficial, o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 que prevê que 60% da população residente em Cabo Verde seja vacinada contra a doença entre 2021 e 2023. Vacinas vão custar cerca de 250 mil contos.
“Vacina vai ser mais uma ferramenta para ajudar na diminuição das mortes e casos graves” Jorge Barreto
Director Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, defendeu hoje a utilidade da vacina contra a COVID-19 durante a conferência de imprensa em que avaliou a situação da doença durante as últimas semanas. Hoje, o país registou mais um óbito, 24 casos novos e 43 recuperados.
Pacientes recuperados têm apresentado sequelas leves
Que sequelas apresentam os pacientes recuperados de COVID-19? Quais os cuidados que devem ter? Ao todo há 14.282 pessoas que já recuperaram da doença.
COVID-19 : Autoridades de saúde não descartam presença de novas estirpes no país
As autoridades de saúde ainda não têm disponível a sequenciação do vírus SARS-CoV-2 presente no país e o sequenciador, adquirido no início de Janeiro, ainda não está a funcionar o que obrigou o Instituto Nacional de Saúde Pública a recorrer a parceiros estrangeiros para fazer a sequenciação do vírus. Director Nacional de Saúde não afasta a possibilidade de alguma variante já estar presente no país embora saliente que os dados “não nos dão informação suficiente para nos fazer dizer que já há algo diferente”.
mais