Segundo o director nacional da Saúde, Artur Correia, vai ser uma oportunidade particular para se discutir e aprovar as principais estratégias na área da saúde num contexto de transição epidemiológica e demográfica do país.
“Pretendemos introduzir uma visão mais moderna da saúde numa perspectiva holística e que também valorize as condicionantes sociais da saúde”, disse o responsável.
Artur Correia, que falava em declarações à Inforpress antes do encontro, salientou que este plano está alinhado com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) de Cabo Verde e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o programa do Governo para a área da saúde.
“Queremos um plano que reflicta claramente os propósitos do acesso e da cobertura universais, as orientações de uma só saúde e saúde em todas as políticas, (…) um plano que promova o necessário equilíbrio entre a promoção e a protecção da saúde e a prevenção da doença, com o diagnóstico e o tratamento dos doentes”, acrescentou.
No mesmo sentido, sublinhou que que o instrumento, em fase final, pretende de facto reforçar e consolidar uma abordagem inclusiva nas questões da saúde, promovendo a multisectorialidade e a pluridisciplinalidade nas questões da saúde, mas também uma participação activa da própria população.
O PNDS foi elaborado pelo Ministério da Saúde e Segurança Social e conta com apoio técnico e financeiro da Organização Mundial da Saúde.
O início do atelier que terá lugar num dos hotéis da Cidade da Praia, está aprazado para a partir das 8:30.