Artigos sobre Negócios
Governo reafirma aposta no empreendedorismo para fazer crescer o país
O Governo aponta que o grande desafio enfrentado pelo país, em termos de empreendedorismo, é aumentar o volume de negócios. Declarações feitas hoje pelo vice-primeiro-ministro e ministro das finanças e fomento empresarial, Olavo Correia, à margem do quinto aniversário da empresa Pró Capital
74% dos CEO cabo-verdianos acreditam que os seus negócios se manterão viáveis na próxima década
A PwC realiza anualmente, a nível global, um inquérito junto de milhares de CEOs das maiores empresas do mundo sobre as preocupações e tendências relevantes nas organizações. Este ano, pela primeira vez, Cabo Verde foi considerado neste inquérito, com mais de 30 respostas de CEOs cabo-verdianos. Maioria diz estar optimista com o futuro.
Electra com aumento de volume de negócios de 14,9% no final de 2022
A Empresa de Eletricidade e Água, S.A (Electra) registou, no quarto trimestre de 2022, um volume de negócios de 3.535.865 de escudos (+14,9%), com um acréscimo de 458.382 de escudos em termos absolutos, apesar de manter sua avaliação em “very high risk”.
Índice de volume de negócios aumenta no primeiro trimestre de 2022
O índice de volume de negócios registou no primeiro trimestre de 2022 uma variação homóloga nominal de 71%, representando uma diminuição de 0,7 pontos percentuais. Entretanto, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje, o índice de volume de negócios nos serviços em termos trimestrais aumentou 7,5 %.
Organização faz balanço positivo da 24ª edição da FIC
A organização faz balanço positivo da 24ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), que decorreu na cidade da Praia, de 17 a 20 de Novembro. Em 2022, a feira deverá ser realizada em São Vicente.
CCB realiza webinars para analisar situação dos empresários da região
A Câmara de Comércio de Barlavento vai realizar, durante o mês de Maio, um conjunto de webinars com os empresários da região.A primeira sessão está prevista para esta quinta-feira, com os empresários de Santo Antão. O evento vai decorrer na plataforma Zoom, a partir das 16 horas.
Negócios do confinamento : Mercado mudou com Covid-19, mas não parou
Abrir um negócio em casa já era uma opção atractiva para muitos empreendedores antes mesmo do confinamento. Em Cabo Verde, por todo o bairro, cutelo e ladeira, sempre houve quem conseguisse ganhar algum com este tipo de actividade. Mas com as mudanças de comportamento e de consumo decorrentes da pandemia, alguns nichos chegam a ter demanda maior do que antes. Tudo isto tem sido bem aproveitado por quem tem veias empreendedoras. Afinal, o novo coronavírus está mudando o mercado, mas não o parou.
Destaques da edição 972
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a época das Azáguas: Só a chuva poderá evitar “uma desgraça” no mundo rural. Previsões são animadoras, mas as gentes do campo preferem ‘esperar para ver’. Situação social e económica é crítica.
Serviços não financeiros em Cabo Verde com volume de negócios de 7% em 2019
Cabo Verde registou um volume de negócios nos serviços mercantis não financeiros em 2019 de 7%, uma subida de 1,7 pontos percentuais face ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
FIC “despede-se” da Laginha com balanço positivo
Empresários e organização fazem balanço positivo da edição 2019 da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), a última nas actuais instalações em São Vicente. Em 2020, a feira será realizada na cidade da Praia, de 18 a 21 de Novembro.
Cabo Verde cai seis lugares no ranking Doing Business
País perde seis lugares em relação ao ano passado. Ranking é liderado pela Nova Zelândia. Singapura e Hong Kong fecham o Top 3. Documento foi lançado hoje, em Washington.
“Uma cultura empreendedora não se cria só com uma incubadora” - Luís Matos Martins
Um ecossistema empreendedor não se faz só com políticas, uma incubadora ou um centro de negócios. São precisas várias medidas para se “respirar empreendedorismo em todo o lado”, a começar pelas escolas, no sentido de fomentar a atitude empreendedora, defende o especialista em empreendedorismo Luís Matos Martins.
FIC 2019 acontece de 13 a 16 de Novembro no Mindelo
A XXII Edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) acontece na cidade do Mindelo, de 13 a 16 de Novembro, sob o lema “Cabo Verde, uma economia de circulação no atlântico médio”.
Jorge Spencer Lima: “É um grito de alerta”
O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento tem sido um defensor da livre circulação, para todos. Spencer Lima tem repetido que as pessoas devem poder andar de um lado para o outro. Agora, assume uma posição mais radical porque, diz, a paciência dos empresários chegou ao limite.
Câmara de Comércio de Sotavento suspende missões empresariais a Portugal
A recusa continuada de vistos a empresários cabo-verdianos fez perder a paciência à Câmara de Comércio de Sotavento. O Conselho directivo, em sessão ordinária, resolveu não só interromper qualquer contacto com Portugal como encorajar os seus associados a procurarem outros parceiros e fornecedores fora de Portugal. É uma sombra sobre a próxima cimeira bilateral Cabo Verde/Portugal, que se realiza esta semana, em Lisboa, uma reunião entre os dois Governos onde estarão em cima da mesa também questões económicas.
O ano dos negócios iniciados
Privatização da transportadora aérea nacional, concessão dos transportes marítimos inter-ilhas e, para fechar o ano, a saída da Caixa Geral de Depósitos do capital do Banco Comercial do Atlântico. São estes alguns dos mais marcantes episódios da vida económica de Cabo Verde em 2018
Primeira feira comercial africana terá negócios de 25 mil milhões de dólares
O presidente do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) disse hoje esperar que a Feira de Comércio Intra-Africano (IATF) movimente cerca de 25 mil milhões de dólares em transacções comerciais entre os expositores e participantes africanos.
Ulisses Correia e Silva garante diversas soluções para a área dos transportes
Em Mindelo para participar da celebração dos 25 anos da presença da empresa ICCO em cabo Verde, o primeiro-ministro prometeu soluções para assegurar “regularidade e previsibilidade” nos transportes, um dos desafios do país no que toca ao ambiente de negócios.
mais