Artigos sobre Dívida Pública
Conta Geral do Estado de 2022 apresenta melhorias na arrecadação de receitas e redução da dívida pública
O Tribunal de Contas apresentou hoje à Assembleia Nacional o relatório e parecer sobre a Conta Geral do Estado referente ao ano de 2022. Conforme avançou o presidente da instituição, João da Cruz, em 2022, arrecadou-se 54 mil milhões de escudo, um valor de 93,2% do orçamento previsto e a redução da dividia pública que passou de 158,5% em 2021 para 133,9% naquele ano.
Governo garante que Fundo Climático e Ambiental vai ser “inovador” e com “impacto zero” na dívida pública
O ministro das Finanças garantiu ontem, no Parlamento, que o Fundo Climático e Ambiental a ser criado brevemente, vai ser uma “operação financeira inovadora” e com “impacto zero” na dívida pública.
Dívida pública cai para 107,1% do PIB em Maio de 2024
A dívida pública de Cabo Verde registou uma redução de 4,8 pontos percentuais em comparação com o período homólogo, atingindo 107,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no mês de Maio de 2024.
Défice Orçamental Vs. Dívida Pública: entenda a diferença!
Os termos défice orçamental e dívida pública estão sempre em discussões sobre as decisões políticas tomadas pelo Governo e são frequentemente confundidos um com o outro, mas têm implicações distintas para a saúde financeira de um País. Este artigo, desenvolvido no âmbito do Projeto de Literacia Orçamental do Conselho das Finanças Públicas, visa elucidar a diferença entre os dois termos, destacando as suas características e consequências.
Múltiplas crises estão a impedir desenvolvimento socioeconómico de África
Cabo Verde cresce acima da média continental, mas há 24 economias com melhor desempenho. A dinâmica da recuperação económica de África abrandou, com o crescimento médio real do PIB a diminuir para cerca de 3,2% em 2023 (4,1% em 2022). Este declínio é o resultado de variados choques e de pressões inflacionistas elevadas que afectam as principais economias africanas.
CFP recomenda racionalização de despesas e reforço das medidas para respeitar limites do endividamento público
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) recomenda ao Governo o reforço das medidas para respeitar os limites do endividamento público e a racionalização das despesas para aliviar a pressão sobre as receitas e manter o equilíbrio orçamental.
Ministro da Finanças reitera que Cabo Verde está num “bom caminho” na redução da dívida pública
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças assegurou esta segunda-feira que o Governo está num “bom caminho” na redução da dívida pública em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) actualmente calculado em 113%.
Governo espera baixar dívida pública para 100% do PIB nos próximos anos
O ministro das Finanças, Olavo Correia, sublinhou hoje, no parlamento, a redução e a concessionalidade da dívida pública, projectada para 110,2% do PIB para o próximo ano, mas espera baixar para 100% nos próximos anos.
“O Governo está numa trajectória para a redução do défice orçamental e a dívida pública”, Olavo Correia
O ministro das Finanças disse hoje que o Governo está numa trajectória para a redução do défice orçamental e da dívida pública em percentagem no PIB para colocar o País com um “saldo primário positivo”.
Banco Mundial. Elevada dívida pública trava infra-estruturas em África
O Banco Mundial alertou hoje que o aumento dos rácios da dívida pública sobre as exportações e as receitas na África subsaariana vai impedir os governos de lançarem projectos de desenvolvimento que melhorem as infra-estruturas.
Governo considera descabido dizer que há relatório dos auditores e dos juízes do TC
É descabido considerar que há relatório dos auditores e relatório dos juízes do Tribunal de Contas. A Afirmação é do Secretário de Estado das Finanças, reagindo às declarações do líder da bancada parlamentar do PAICV, João Baptista Pereira, que acusou os juízes do Tribunal de Contas de alterar os relatórios dos auditores.
GAO enaltece redução da dívida pública, mas recomenda prudência no endividamento
O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) enalteceu esta segunda-feira a redução do rácio da dívida pública em relação ao PIB de Cabo Verde, mas recomendou prudência no endividamento e a priorização de investimentos públicos de alto retorno.
‘Stock’ da dívida pública cai para 107,3% do PIB em Abril
O 'stock' da dívida pública caiu em abril para o equivalente a 107,3% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2023, segundo o relatório provisório da execução orçamental a que a Lusa teve hoje acesso.
‘Stock’ da dívida pública cai para 107,5% do PIB em Março
O 'stock' da dívida pública caiu em Março para o equivalente a 107,5% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2023, segundo o relatório provisório da execução orçamental a que a Lusa teve hoje acesso.
Ministro das Finanças em Washington para Reuniões de Primavera do FMI e do BM
O Ministro das Finanças, Olavo Correia, participa na reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, de 10 a 16 deste mês, segundo informou hoje o Governo. Durante a missão será discutida a nova abordagem que o FMI deverá ter com os países insulares em termos de acesso aos financiamentos, e será analisada com o Banco Mundial a possibilidade de o país aceder a novos pacotes de financiamento para projectos transformadores e catalíticos para a economia nacional.
Inflação dói, sensatez alivia!
Tenho lido os artigos de João Serra com merecida atenção e consideração, quanto mais não seja por normalmente abordarem matérias de interesse público, na perspetiva de alguém que no passado chegou a assumir as elevadas responsabilidades de Ministro das Finanças e de Governador do Banco Central, e que actualmente exerce o cargo de Conselheiro do Presidente da República.
Trajectória da dívida pública nos EUA é insustentável, diz director da CBO
A trajectória da dívida pública dos EUA é "insustentável", disse na quarta-feira o director da Agência do Congresso para o Orçamento (CBO, na sigla em Inglês), Phillip Swagel, durante uma conferência de imprensa.
Pagamento de dívida de oito países africanos em 2023 vale 25% das reservas externas – Fitch Ratings
A agência de notação financeira Fitch Ratings alertou este domingo que há oito países da África subsaariana com pagamentos de dívida pública em 2023 que representam cerca de um quarto das reservas externas, incluindo Cabo Verde, bem como Angola e Moçambique.
Dívida pública chega aos 152,5% do PIB até Julho
O 'stock' da dívida pública aumentou até Julho para o equivalente a 152,5% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2022, segundo o relatório provisório da execução orçamental a que a Lusa teve hoje acesso.
'Stock' da dívida pública de Cabo Verde em quase 151% do PIB até Junho
O 'stock' da dívida pública nacional aumentou até Junho para o equivalente a 150,9% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2022.
mais