Governo garante que Fundo Climático e Ambiental vai ser “inovador” e com “impacto zero” na dívida pública

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,30 jul 2024 7:54

O ministro das Finanças garantiu ontem, no Parlamento, que o Fundo Climático e Ambiental a ser criado brevemente, vai ser uma “operação financeira inovadora” e com “impacto zero” na dívida pública.

Olavo Correia fez os esclarecimentos no acto de apresentação da proposta de lei referente ao fundo, que deverá ser votada na terça-feira, 30, na generalidade, no segundo dia do debate na Assembleia Nacional.

Conforme o também ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e ministro da Economia Digital, o fundo deverá ser criado através da dívida que Cabo Verde tem em relação a Portugal, num montante de 12 milhões de contos, que agora vão ser investidos neste novo instrumento.

Para já, uma operação financeira “inovadora, mas simples ao mesmo tempo”, asseverou o governante, com realce para o reconhecimento que o instrumento está a ter por parte do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Ou seja, nós vamos poder investir no clima e no ambiente sem o aumento da dívida pública pela via dessa troca da dívida em investimento no clima”, explicou Olavo Correia.

Um tanto ou quanto descrente, o deputado da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), António Monteiro, questionou sobre o impacto que o fundo poderá ter tendo em conta o peso de Cabo Verde em relação ao mundo.

Com base nos números apresentados pelo vice-primeiro-ministro, o eleito lembrou que o País deverá precisar de aproximadamente 340 milhões de contos até 2050, que em termos anuais significa um gasto à volta de 13,5 milhões de contos.

“Ora, é muito dinheiro para podermos descarbonizar o nosso País”, ressaltou António Monteiro, para quem deverá ser feito um trabalho paralelo com os países mais poluidores.

“Se o mundo no seu todo e, acima de tudo, os mais desenvolvidos, se nada fizerem, por mais que a gente corra, por mais trabalho que fizermos, seremos altamente fustigados, quer com o aumento do nível das águas do mar, quer com todos os impactos ambientais daí advenientes”, lançou.

Daí, que, segundo a mesma fonte, Cabo Verde deverá ter capacidade de “pressionar” os restantes países a seguirem o mesmo exemplo sob risco de se fazer o investimento no fundo “com mais peso em termos dos gastos do Estado”, mas que “não irá salvar o arquipélago”.

Por seu lado, o deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Julião Varela, considerou que este instrumento é “mais um veículo para aumentar a dívida pública”.

“Foi dito aqui que o fundo pode recorrer a financiamento externo para alavancar e fazer investimento e isto tem que ficar registrado algures como dívida pública, porque é um fundo público”, ressaltou.

A ideia do Governo, acusou a mesma fonte, é “esconder a dívida pública no fundo, tal como já se fez com o INPS [Instituto Nacional de Previdência Social]”.

Isto porque, insistiu, “há muitas dívidas do Estado que neste momento estão no balanço do INPS, que foi obrigado a comprar títulos do Estado”.

O debate parlamentar continua com outros pontos em pauta, entre os quais a proposta de lei que procede à primeira alteração do regime jurídico de comercialização, importação, distribuição e produção de plástico de utilização única e uma petição da Associação Colmeia solicitando a adopção de medidas legislativas para melhorar a condição de vida das pessoas com deficiências.

O ponto alto desta segunda sessão ordinária de Julho acontece na quarta-feira, 31, com o debate sobre o estado da nação.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,30 jul 2024 7:54

Editado porAndre Amaral  em  16 set 2024 17:21