Ministro das Finanças em Washington para Reuniões de Primavera do FMI e do BM

PorExpresso das Ilhas,10 abr 2023 11:44

O Ministro das Finanças, Olavo Correia, participa na reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, de 10 a 16 deste mês, segundo informou hoje o Governo. Durante a missão será discutida a nova abordagem que o FMI deverá ter com os países insulares em termos de acesso aos financiamentos, e será analisada com o Banco Mundial a possibilidade de o país aceder a novos pacotes de financiamento para projectos transformadores e catalíticos para a economia nacional.

Através de um comunicado, o executivo informa que o encontro junta os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais dos países membros, executivos de Instituições Financeiras Internacionais, do sector privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos para debaterem questões de importância económica global, bem como temas específicos que fazem parte da agenda económica, os desafios mais prementes que o mundo enfrenta actualmente.

“Na agenda deste importante evento constam a realização de seminários, reuniões regionais, conferências de imprensa, entre outros eventos voltados para a economia global, desenvolvimento internacional e sistema financeiro do mundo”, lê-se.

Segundo a mesma fonte, esse encontro em Washington constitui mais uma oportunidade do Governo de Cabo Verde continuar a reforçar os contactos bilaterais com os principais parceiros de desenvolvimento do país e estabelecer novas parcerias estratégicas.

Para tal, à margem da agenda das reuniões, Ministro das Finanças e Fomento Empresarial vai estabelecer e aprofundar contactos com o Banco Mundial e o FMI, entre outras entidades parceiras.

Durante a missão será discutido o novo programa com o FMI, sobretudo a nova abordagem que o Fundo deverá ter com os países insulares em termos de acesso aos financiamentos, consta no comunicado.

Junto do Banco Mundial, o Vice Primeiro-Ministro terá a oportunidade de analisar a possibilidade de o país aceder a novos pacotes de financiamento a projectos transformadores e catalíticos para a economia cabo-verdiana, tornando-a mais sustentável e resiliente.

“Outra temática que vai ser abordada durante o encontro de Washington tem que ver com a dívida pública. Particularmente, a nova abordagem da gestão da dívida pública. Durante esta missão, o Governo de Cabo Verde vai apresentar aos parceiros os desafios que o país enfrenta e solicitar o engajamento tanto na questão de financiamento como no apoio técnico que ajudara o país na implementação de políticas e na capacitação técnica, no quadro da administração pública”, refere.

De acordo com a nota de imprensa, o ministro das Finanças e do Fomento Empresarial estará acompanhado nesta missão pelo Director Nacional do Planeamento, Gilson Pina, pelo Coordenador da Unidade Gestora de Projectos Especiais, Nuno Miguel Gomes, pelo Técnico do Serviço de Prospectiva, Acompanhamento Macroeconómico e Estatísticas, Félix Delgado, e por uma equipa do Banco de Cabo Verde chefiada pelo Governador, Óscar Santos.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 abr 2023 11:44

Editado porAndre Amaral  em  11 abr 2023 16:09