Artigos sobre confinamento
Dinamarca encerra cinemas, teatros e salas de espectáculos
A Dinamarca anunciou hoje novas restrições à vida noturna e o encerramento de cinemas, teatros e salas de espetáculos, numa reacção ao aumento recorde de novos casos de covid-19 registado no país nórdico.
Surto de COVID coloca cinco milhões em confinamento
Os cerca de cinco milhões de habitantes de Xiamen, no sudeste da China, foram hoje colocados em confinamento, após terem sido detectados 32 casos de COVID-19, naquela que é uma das mais populosas cidades da província de Fujian.
Confinamento provocou aumento da miopia nas crianças
Encerrados em casa, num mundo cada vez mais digitalizado, o confinamento devido à pandemia da covid-19 agravou a saúde ocular em todo o mundo, e Cabo Verde não é excepção. Destaca-se a miopia que, segundo vários estudos internacionais, realizados em diferentes partes do mundo, disparou principalmente entre as crianças, grupo onde a incidência subiu 40%. Por cá, não há dados concretos, mas nota-se já uma maior procura de consultas oftalmológicas.
Covid-19: Variante delta obriga Austrália a avançar com novos confinamentos
As autoridades australianas anunciaram hoje o confinamento por três dias de quatro áreas do estado de Queensland para travar o ressurgimento da covid-19 ligada à variante delta.
Governo de Nova Deli impõe confinamento total por uma semana na cidade
As autoridades de Nova Deli vão impor um confinamento total por uma semana, a partir de hoje à noite, para evitar um colapso do sector de saúde na capital, onde os hospitais estão sobrelotados e há falta oxigénio medicinal.
Confinamento aumentou violência doméstica na comunidade de língua portuguesa em Massachussetts
Os confinamentos por causa da pandemia em 2020 provocaram o aumento da violência doméstica nas comunidades de língua portuguesa, em Massachusetts, nos Estados Unidos, disse à Lusa o director executivo da organização de serviços sociais MAPS.
Nova Zelândia pede a 100 mil trabalhadores para ficarem em casa após caso de COVID-19
As autoridades da Nova Zelândia instaram 100 mil trabalhadores em Auckland, cidade onde vive um terço da população do país, a ficar hoje em casa, após a detecção de um caso de contágio local de covid-19.
Amor pelas plantas movimenta mercado em tempos de confinamento
Com o confinamento, o uso de plantas na decoração de imóveis tem crescido a cada dia e o fenómeno é mundial. Aliás, recentemente, uma especialista explicou ao portal brasileiro Gazeta que a situação actual tem feito com que as pessoas tenham mais tempo para observar suas casas e sentir falta do “afecto da natureza” e que, além disso, as plantas filtram poluentes presentes no ar e o seu cultivo pode ser terapêutico. Por cá, todos estão “Louc@s PorElas” e esta corrida pelo verde tem movimentado o comércio.
Negócios do confinamento : Mercado mudou com Covid-19, mas não parou
Abrir um negócio em casa já era uma opção atractiva para muitos empreendedores antes mesmo do confinamento. Em Cabo Verde, por todo o bairro, cutelo e ladeira, sempre houve quem conseguisse ganhar algum com este tipo de actividade. Mas com as mudanças de comportamento e de consumo decorrentes da pandemia, alguns nichos chegam a ter demanda maior do que antes. Tudo isto tem sido bem aproveitado por quem tem veias empreendedoras. Afinal, o novo coronavírus está mudando o mercado, mas não o parou.
Entre o vírus e a sobrevivência : Famílias passam dificuldades durante o confinamento
Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentado em Abril, concluiu que em 2019, 183 milhões de pessoas foram classificadas como estando sob stress entre a fome aguda e o risco de cair numa situação de crise ou pior, em caso de choques ou stress, como a pandemia da COVID-19. Por cá, em Cabo Verde, o confinamento para conter o novo coronavírus causou dificuldades às famílias mais vulneráveis, conforme relatam ao Expresso das Ilhas pessoas que viram de perto a fome durante esse período. Muitos tiveram de diminuir a quantidade de comida diária para não passar longos períodos de estômago vazio por não poderem trabalhar. E há sempre consequências psicológicas.
Lidando com as crianças em tempo de pandemia
As súbitas mudanças na rotina causadas pelo isolamento social, na decorrência do novo coronavírus, podem levar a uma maior existência de ansiedade e stresse em pessoas de todas as idades, incluindo crianças. Especialistas ouvidos pelo Expresso das Ilhas sugerem aos pais que mantenham a rotina habitual, ajustando seus afazeres para partilharem mais e melhores momentos com seus filhos e ainda evitar a exposição excessiva aos ecrãs, de modo a atenuar sintomas de ansiedade durante o confinamento.
Desconfinar : “A culpa é sempre do outro”
Do “fascismo social” ao desafio da sobrevivência, o Cabo Verde que emerge da pandemia, no olhar do sociólogo Redy Lima.
Estado de emergência : Confinamento dá mais tempo às famílias
Numa altura em que ficar em casa é orientação global, muitas famílias estão sendo obrigadas a mudarem seus hábitos e costumes. Afinal há que saber aproveitar da melhor forma este período de confinamento, pois a vida segue. Nesta reportagem o Expresso das Ilhas foi saber como é que as pessoas têm passado o seu tempo nas suas residências. O bom disto tudo é que, segundo relatam, as famílias estão tendo mais tempo para elas mesmas.
mais