Artigos sobre 25 de Abril
Campo de Concentração do Tarrafal acolhe actividades alusivas aos 50 anos de 25 de Abril e 50 anos do seu encerramento
O Campo de Concentração de Tarrafal, ilha de Santiago, acolhe de 8 a 10 de deste mês, as actividades alusivas aos 50 anos do 25 de Abril e do Encerramento do Campo de Concentração do Tarrafal sob o lema "Liberdade em Memória".
DizCorrendo: O 25 de Abril que nunca aconteceu
O 25 de Abril, pelos valores que propugnava, nunca aconteceu em Cabo Verde, no sentido em que foi uma fraude, muito por culpa dos militares portugueses (Delegação do Movimento das Forças Armadas, MFA, e das Forças Armadas Portuguesas, FAP) aqui estacionados –com “a total identificação por parte dos militares com os ideais de luta do PAIGC” – e pelo projecto de poder trazido pelo grupo que veio de Conacri, com áurea de combatente e de libertador.
Como vivi, há 50 anos, o 25 de Abril de 1974 na Cidade da Praia
Hoje, 25 de Abril, comemora-se 50 anos que o chamado Regime do Estado Novo foi derrubado em Portugal. Como é evidente, sendo Cabo Verde uma colónia, na altura, de Portugal, a apelidada Revolução dos Cravos teve também seus efeitos entre nós. A minha preocupação, neste artigo, não é fazer um historial sobre o 25 de Abril, isso deixo para os especialistas. Queria somente falar do que eu vi e constatei nos dias e meses posteriores ao 25 de Abril de 1974, na Cidade da Praia.
50 anos após 25 de Abril: Responsabilidades por assumir
Amanhã dia 25 de Abril completam-se cinquenta anos sobre o golpe militar em Portugal que pôs fim à ditadura salazarista que vigorou durante 48 anos. Na sua origem estaria a constatação de que a defesa do último império colonial se tinha tornado insustentável com a guerra a pesar na economia, com a pressão internacional e com tensões nas forças armadas.
MpD lembra 25 de Abril e renova compromisso com os ideais de liberdade e justiça
A bancada do MpD lembrou os 50 anos do 25 de Abril e renovou o compromisso com os ideais de liberdade e justiça, através de uma declaração política, apresentada hoje durante a sessão parlamentar.
“O 25 de Abril foi um paradoxo e não cumpriu as promessas com Cabo Verde” - investigador Daniel dos Santos
O investigador e professor Daniel dos Santos considerou o 25 de Abril como uma das datas “mais importantes e memoráveis” para a história de Cabo Verde, apesar de não ter cumprido as promessas para com o país.
Câmara Municipal do Tarrafal realiza feira “Nos Tradison Arte e Historias” em comemoração do 25 de Abril
A Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago realiza a partir desta quinta-feira, 25, a feira “Nos Tradison Arte e Historias”, para comemorar o 25 de Abril, 107 anos da criação do município do Tarrafal e do 1º de Maio.
Maior violência que Cabo Verde sofreu durante a época colonial foi o abandono - embaixador
O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, considerou hoje que a “maior violência” que Cabo Verde sofreu durante a época colonial foi o abandono por parte das autoridades, acabando por morrer milhares por causa da fome.
Equívocos para continuar a controlar o passado e o futuro
O governo apresentou na segunda-feira, dia 18 de Março, o programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da libertação dos presos do Campo do Tarrafal. Não se conhece se o acto foi precedido da publicação de uma resolução do governo.
25 Abril: Governo lança comemorações para reafirmar “Tarrafal nunca mais”
O Governo apresentou hoje o programa de comemorações dos 50 anos do 25 e Abril e da libertação dos presos políticos do Tarrafal, como forma de dizer “não” a qualquer limitação de liberdades no mundo.
Produção atual da História Colonial em África "é bastante rica"
A produção atual sobre História Colonial africana "é bastante rica", tanto de investigadores portugueses como de investigadores desses países, mas também de outras nações, como o Brasil, declarou à Lusa o professor de História Contemporânea António Ventura.
Portugal e Cabo Verde vão ter comemorações conjuntas dos 50 anos do 25 de Abril
Portugal e Cabo Verde assinaram esta terça-feira um memorando comprometendo-se a comemorarem em conjunto a transição portuguesa para a democracia e a independência de Cabo Verde, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
“Data será lembrada como momento em que Portugal se uniu em torno do seu destino comum” – PR
Presidente da República considerou hoje que a celebração do 25 de Abril ficará para a história e será lembrado como momento em que Portugal se uniu em torno do seu destino comum, da liberdade e da democracia.
Mário Lúcio actua na Praia e no Mindelo
O músico e compositor Mário Lúcio actua na Praia e no Mindelo. Neste concerto intitulado “Abril Verde Abril”, Mário Lúcio terá como convidado o artista português Pedro Lucas.
Guterres diz que movimentos nas ex-colónias tiveram impacto no fim da ditadura em Portugal
O secretário-geral da ONU disse esta quinta-feira que a Revolução dos Cravos, que em 25 de Abril de 1974 terminou com a ditadura em Portugal, foi apenas possível “graças à acção dos movimentos de libertação, FRELIMO, em Moçambique, MPLA, em Angola, e PAIGC, na Guiné-Bissau.”
Presidente português alerta contra messianismos
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, defendeu hoje que é imperativo afirmar o "papel estruturante das Forças Armadas" para a unidade nacional e alertou contra "messianismos de um ou de alguns", insistindo na importância de renovar o sistema político.
José Mário Branco em Cabo Verde
O músico e compositor português José Mário Branco, um dos nomes da música de intervenção portuguesa, está por estes dias em Cabo Verde, para falar sobre o 25 de Abril.
Cabo Verde saúda 25 de Abril "no coração" dos povos de língua portuguesa
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, felicitou hoje Portugal pela passagem dos 44 anos da revolução de 25 de Abril de 1974, considerando tratar-se de um feriado "no coração" dos povos de língua portuguesa.
mais