Artigos sobre Aristides Pereira

O 19 De Fevereiro de 1990, a Mudança do Regime Político e a Instauração da Democracia Representativa em Cabo Verde
Entre os comentadores e fazedores de opinião que se situam no campo político do MPD é frequente e sistemática a tentativa de reduzir o alcance e o valor histórico da decisão do PAICV anunciada a 19 de Fevereiro de 1990. Desta forma, pretendem transferir os méritos da instauração da democracia representativa em Cabo Verde, em exclusivo para o MPD e para os seus dirigentes.

O ritmo da mudança em noventa
Na senda do anúncio do PAICV de 19 de Fevereiro de 1990 sobre a abertura do regime, um grupo de independentes e dissidentes do sistema de partido único reuniu-se, elaborou uma Declaração Política e constituiu um pequeno grupo para a discussão com o poder instituído da agenda da transição política e organizar a luta democrática pelo poder. Essa declaração, após uma discussão alargada, foi sujeita à subscrição pública no país e no exterior e publicada com a data de 14 de Março de 1990.

A “abertura política” de 19 de Fevereiro
Cabo Verde não embarcou, em 1975, na chamada terceira onda de democracia, mas em 1990, para fazer face à apatia e insatisfação que se fazia sentir na sociedade e embalando nos ventos políticos vindos da Europa do Leste, o PAICV anunciava, a 19 de Fevereiro, a “abertura política”, ao aprovar medidas que deviam conduzir, “a prazo”, à mudança do regime e ao pluralismo partidário em Cabo Verde.

Restabelecer os equilíbrios
O descontentamento das pessoas em relação à democracia é hoje um fenómeno quase universal. Multiplicam-se as críticas sobre o seu funcionamento e suposta ineficiência e aumentam as dúvidas quanto à sua capacidade de encontrar soluções para os problemas da actualidade.
mais