Artigos sobre pobreza extrema
Pobreza absoluta diminui de 35,5% em 2015, para 24,75% em 2023
O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgou hoje que a taxa de pobreza absoluta em Cabo Verde passou de 35,5% em 2015 para 24,75% em 2023, o que representa uma redução de 10,75 pontos percentuais. Já a pobreza extrema, segundo o limiar internacional de 2,15 dólares por dia e por pessoa, foi reduzida para metade, passando de 4,56% em 2015 para 2,28% em 2023.
Celebrar a Constituição para aumentar confiança e resiliência
Celebra-se hoje, 25 de Setembro, o trigésimo segundo aniversário da Constituição da República. Trinta e dois anos atrás, pela primeira vez Cabo Verde, enquanto país independente, cumpria o estipulado no artigo 16º da declaração universal dos direitos humanos e do cidadão aprovada em 1789 na sequência da revolução francesa: A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição. A partir de 25 de Setembro de 1992 passou a ter uma Constituição com os direitos fundamentais garantidos, o poder legitimado pelo voto popular, a separação dos poderes, o Estado de Direito democrático e a independência dos tribunais.
Dados estimativos apontam aumento da pobreza global e diminuição da pobreza extrema no 3º trimestre de 2023
Os resultados das Estimativas da Pobreza no 3º trimestre de 2023, divulgados hoje, pelo INE, revelaram que a pobreza global aumentou no terceiro trimestre em cerca de 7 p.p., quando comparado com o segundo trimestre, enquanto que a pobreza extrema manteve uma tendência decrescente, situando-se em 6,8%.
Erradicação da pobreza extrema: Governo aumenta Fundo Mais para 560 mil contos em 2024
O Governo vai aumentar o Fundo Mais de um total de 95 para 560 mil contos em 2024, para reforçar o compromisso de Cabo Verde com a erradicação da pobreza extrema, no horizonte 2026.
Governo está focado em erradicar a pobreza extrema até 2026 – Fernando Elísio Freire
O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social reiterou hoje a ambição do Governo em erradicar a pobreza extrema até 2026. Fernando Elísio Freire avança que será realizado um novo inquérito em 2024, e que de acordo com a actualização dos números, o Governo não terá problemas em fazer uma redefinição das metas.
Primeiro-ministro pede superação no “desígnio nacional” de erradicar pobreza extrema
O primeiro-ministro reafirmou hoje no parlamento que a erradicação da pobreza extrema até 2026 é um “desígnio nacional”, apontando os recentes feitos das selecções de basquetebol e de andebol como exemplos de “superação” a seguir.
UCID desconfia da ambição de acabar com pobreza extrema até 2026
A União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) considerou hoje que a estratégia definida pelo governo para erradicar a pobreza extrema em 2026 pode ser uma utopia. Diz o partido que as medidas anunciadas pelo executivo carecem de aplicação e sustentabilidade.
Pobreza extrema aumentou quase 3% na região da África Ocidental em 2021 devido à covid-19
A pobreza extrema na África Ocidental aumentou quase 3% em 2021, segundo o relatório de monitorização do impacto socioeconómico da pandemia da covid-19 nessa região, divulgado pela CEDEAO.
Probabilidade de crianças viverem na pobreza extrema é duas vezes maior do que a dos adultos - ONU
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse esta quinta-feira que “a probabilidade de crianças viverem na pobreza extrema é duas vezes maior do que a dos adultos.”
Banco Mundial alerta para concentração de pobreza extrema na África subsariana
O presidente do Banco Mundial (BM), David Malpass, alertou esta quinta-feira que, em 2030, nove de dez pessoas consideradas pobres vão viver em África, principalmente na África subsariana, onde ocorre o maior crescimento de pobreza extrema.
Ter emprego já não chega para não ser pobre
Empregos de baixa qualidade são o principal problema nos mercados de trabalho globais, com milhões de pessoas obrigadas a aceitar condições de trabalho inadequadas. A conclusão é de um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho, OIT, publicado esta quarta-feira, com o nome “Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências 2019”.
mais