Artigos sobre Mercado de Trabalho
Mercado de trabalho em Cabo Verde melhora, mas informalidade e jovens NEET continuam a travar o potencial do país
O mercado de trabalho em Cabo Verde tem apresentado sinais claros de melhoria nos últimos anos, traduzidos numa descida acentuada da taxa de desemprego e num crescimento consistente da taxa de emprego. Ainda assim, esta evolução favorável convive com desafios persistentes que continuam a condicionar o aproveitamento pleno do capital humano disponível no país. A informalidade laboral e a elevada proporção de jovens fora do sistema de ensino, do emprego e da formação profissional surgem como os principais factores de preocupação identificados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Edição 1260
O destaque de manchete desta semana vai para as revelações feitas no livro ‘Havana, Washington, and Africa, 1959-1976 (Envisioning Cuba)’, escrito por Piero Gleijeses que demonstra que a presença de militares cubanos na Guiné-Bissau durante a guerra colonial foi uma realidade.
60% dos emigrantes cabo-verdianos estavam empregados, o que pode impactar taxa de desemprego
Cerca de 60% dos cabo-verdianos que emigraram nos últimos cinco anos estavam empregados no momento da saída do país o que pode provocar um aumento inicial da taxa de desemprego, segundo dados do Censo 2021 analisados pelo representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Cabo Verde, Rodrigo García-Verdú, na conferência “Mercado de Trabalho em Cabo Verde: Competências para uma Nova Economia”.
Nova geração de políticas de emprego deve articular políticas macroeconómicas, sectoriais e formação alinhada com o mercado
A nova geração de políticas de emprego em Cabo Verde deve articular de forma coerente as políticas macroeconómicas, sectoriais e de investimento, integrando as transições verde e digital, com foco no sector privado e numa forte aposta na educação, formação profissional e desenvolvimento de competências alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho, segundo o ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro.
Oito em cada dez estagiários da NOSiAkademia conseguiram integração no mercado de trabalho
Cerca de 80% dos estagiários que passaram pelo programa de estágio profissional NOSiAkademia conseguiram integração no mercado de trabalho, conforme informações avançadas pela administradora executiva da NOSi, no dia em que a entidade acolhe mais 45 estagiários.
Mulheres que desafiam normas e conquistam espaço
No mês dedicado à celebração e reconhecimento das conquistas femininas, o Expresso das Ilhas recolheu trajectórias inspiradoras de mulheres que desafiam estereótipos e moldam o cenário da igualdade de género em sectores muitas vezes considerados atípicos para o feminino. Nesta reportagem, destacamos histórias marcantes de mulheres que conquistaram seus lugares no mercado de trabalho.
Edição 1149
Destaque na edição desta semana para a entrevista com Ulisses Correia e Silva sobre a COP28.
23% dos empregos serão diferentes em 2027
Em 2027, 23% dos empregos serão diferentes, uma revolução que implicará a criação de 69 milhões de empregos e, paralelamente, o desaparecimento de 83 milhões de trabalhos, segundo um relatório publicado no domingo pelo Fórum Económico Mundial.
Jovens cabo-verdianos precisam de emprego digno, qualificado e bem remunerado - Olavo Correia
Os jovens cabo-verdianos não precisam de esmolas, nem de caridade, mas sim de oportunidade e emprego digno, qualificado e bem remunerado.
Mais proteção, emprego e inserção
Com foco na inserção e proteção dos jovens mais vulneráveis e um orçamento de 310 mil contos, o Programa Jov@Emprego alcançou, em pouco mais de 4 anos, melhorar a vida de mais de 33.294 pessoas, 22.639 das quais do género feminino.
Empresas com mais mulheres executivas têm ações com melhor desempenho
A conclusão é de um estudo realizado por analistas da Goldman Sachs.
Cabo Verde cria Observatório para antecipar soluções para problemas de emprego
O Observatório do Mercado do Trabalho de Cabo Verde, que o Governo pretende instituir, vai ter a missão de investigar, prevenir e antecipar soluções para problemas de emprego e formação profissional, contando com 20 representantes da sociedade cabo-verdiana.
Paridade no Mercado de trabalho - Os dados da OIT : Cabo Verde: Mulheres são a maioria dos trabalhadores qualificados mas ganham, em média, menos do que os homens
A Organização Internacional do Trabalho, OIT, publicou esta segunda-feira, 13, uma análise sobre a equidade de género nos mercados de trabalho. Os dados mostram que Cabo Verde já conquistou a paridade no que toca a cargos qualificados (51%) e de gestão (48%). Contudo, em média ganham menos e estão menos presentes no mercado de trabalho.
Desemprego diminui, subemprego aumenta
A taxa de desemprego diminuiu de 12,2%, em 2018, para 10,7%, no primeiro semestre de 2019. Em sentido contrário a taxa de subemprego aumentou de 14,7% para 21,7%, a maior desde 2013. Meio rural é o mais afectado. E o desemprego, bem como o subemprego, ganha um rosto mais feminino.
Desemprego diminui, subemprego aumenta
A taxa de desemprego diminuiu de 12,2%, em 2018, para 10,7%, no primeiro semestre de 2019, representando uma redução de 1,4 pontos percentuais relativamente ao ano passado. Em sentido contrário, a taxa de subemprego aumentou 7,0 pontos percentuais (p.p.).
Secretário de Estado defende melhor preparação dos jovens para o mercado do trabalho
O Secretário de Estado Adjunto Do Ministro do Estado, Carlos Monteiro, defendeu hoje a necessidade de se dar aos jovens as ferramentas “úteis e necessárias” para o mercado de trabalho no futuro.
43% dos trabalhadores sem acesso a condições de trabalho digno
O INE apontou hoje que 43 por cento (%) dos trabalhadores no país são considerados informais por não usufruírem de condições de trabalho digno, nomeadamente o direito ao INPS, férias remuneradas e direito semanal de descanso.
José Luís Neves propõe entidade independente para regular concursos públicos laborais
O economista e secretário-geral da Câmara de Comercio do Sotavento (CCS), José Luís Neves, defende a criação de uma entidade independente para regular os concursos públicos de acesso ao trabalho.
A outra face da leitura sobre as estatísticas do Mercado de Trabalho
Recentemente o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou os dados sobre o mercado de trabalho em Cabo Verde, mostrando que a taxa de desemprego, à semelhança do ano anterior, tinha ficado em 12,2% em 2018. Estes dados tiveram ao mesmo tempo um dissabor porque não foram acompanhados com o aumento ou permanência do emprego líquido. Por sua vez, houve uma clara diminuição da população ativa em favor do aumento da população inativa. Isto é, passamos a ter menos força de trabalho disponível no mercado.
Destaques da edição 906
Esta semana, o Expresso das Ilhas continua a destacar o desemprego: Geração “nem, nem”. Conheça todos os destaques da edição.
mais
homepage






