Artigos sobre Poder Judicial
Manter o poder judicial credível e eficaz
De tempos em tempos questões à volta da eficácia da justiça vêm à tona. Às vezes são trazidas por utentes, políticos, académicos, advogados e pelos próprios magistrados. Outras vezes por acontecimentos, posicionamentos e decisões com elementos conflituantes que precisam de ser dirimidos. Desta vez surge na sequência de uma entrevista do presidente do supremo tribunal da justiça (STJ) à rádio pública em que afirma que o excesso de garantias é um dos factores que também contribui para a morosidade da justiça. A ordem de advogados respondeu com um comunicado dizendo que a morosidade da justiça não reside na diminuição das garantias processuais, mas sim na melhoria estrutural e funcional do sistema judiciário.
“A independência dos juízes é a garantia dos direitos dos cidadãos” - Evandro Tancredo Rocha, Associação Sindical dos Juízes Cabo-verdianos
O maior desafio para os magistrados judiciais, em todo o mundo, são as ameaças à independência da Justiça, considera o presidente da Associação Sindical dos Juízes Cabo-verdianos. Em conversa com o Expresso das Ilhas, Evandro Tancredo Rocha elenca algumas dessas ameaças com que a classe se confronta em Cabo Verde e destaca como essa independência é fundamental para a protecção, não dos juízes, mas dos cidadãos e do próprio Estado de Direito. O representante dos juízes refuta ainda as críticas sobre a falta de prestação de contas, argumentando que a classe é, no seu entender, a “instituição da República mais escrutinada do país”, com relatórios anuais, julgamentos públicos e publicação de acórdãos. Estas e outras questões, nomeadamente a relação dos magistrados com a imprensa, foram abordadas à margem do II Encontro Anual de Juízes Cabo-verdianos, que decorreu nos dias 26 e 27, na Praia, sob o tema ‘Tribunais e comunicação social no combate à desinformação e reforço à integridade’.
CSMJ apela ao reforço de magistrados e melhores condições salariais
O presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial(CSMJ), Bernardino Delgado, afirmou hoje que é preciso recrutar mais magistrados e melhorar as condições remuneratórias da classe para atingir um equilíbrio em termos do número de magistrados por 100 mil habitantes. Conforme apontou, o número de funcionários judiciais que o sistema atualmente comporta é deficitário para o volume de serviços existentes.
A Democracia e o Estado de Direito rimam com o vilipêndio das suas instituições?
Só por distração se poderá perder de vista que a investida populista, para cujos riscos também se tem vindo a chamar à atenção em Cabo Verde, nomeadamente em pertinentes editoriais e artigos de jornais, e que acaba de demostrar até aonde pode chegar, na tentativa de golpe de Estado no Brasil, tem como um dos principais alvos o Poder Judicial, em especial os Tribunais Superiores, como ficou demonstrado com a invasão e a ultrajante destruição da sede do Supremo Tribunal do Brasil.
Rebatendo as teses de Germano Almeida com auxílio da hermenêutica
Num furibundo sermão publicado no Jornal A Nação de 13 de Agosto de 2022, sob o elucidativo título “O Diabo está nos detalhes”, o Dr. Germano Almeida, que não se sabe ao certo se tinha a perfeita noção da figura que estava a fazer, entendeu por bem passar uma reprimenda à Assembleia Nacional (AN) por ter consentido que fosse o Procurador Geral da República (PGR) a requerer a suspensão do mandato de um Deputado.
MP reconhece “máculas”, mas contesta ataques à Justiça
O Ministério Público, no seu relatório relativo ao ano judicial 2020/2021, reconhece que a morosidade e elevada pendência processual continuam a ser o “calcanhar de Aquiles” da Justiça. Reconhece ainda que erros e falhas podem ocorrer. Mas defende que essas máculas “não podem servir de pretexto para ataques injustos e radicalizados”.
Juízes Conselheiros do STJ prometem boicotar actos solenes
Os Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal da Justiça (STJ) anunciaram hoje que, enquanto se mantiver o “clima de hostilidade” institucional e de “desconsideração à dignidade do Poder Judicial” e dos seus titulares, não estarão reunidas as condições para a sua presença em qualquer acto ou solenidade a que devam comparecer por cortesia institucional.
Uma atitude “atípica” e irrefletida de uma Juíza do Supremo Tribunal de Justiça
A população de Cabo Verde sempre confiou e soube honrar os seus juízes, mas ao mesmo tempo sempre deles exigiu seriedade, responsabilidade e honestidade à toda a prova”.
O abuso do mandato parlamentar num Estado de Direito atípico
Nunca foi do nosso timbre, até pelo dever de reserva que sobre nós impende, escrutinar ou tecer comentários ao modo como os titulares de outros órgãos de soberania, nomeadamente os Deputados, exercem o seu mandato. Pelo contrário, sempre nos mereceram a máxima deferência institucional.
A independência do Poder Judicial face à ascensão do populismo
Em vários países, alguns tidos como tradicionais bastiões da independência do Poder Judicial e do respeito pela dignidade da Magistratura, como os Estados Unidos ou o Reino Unido, tem-se assistido nos últimos tempos a um crescendo de investidas contra o Judiciário e seus titulares, fenómeno que muitos associam à ascensão do populismo e à sua conhecida propensão para se desembaraçar de empecilhos institucionais, se não mesmo constitucionais, que dificultam a implementação da sua agenda.
Destaques da edição 906
Esta semana, o Expresso das Ilhas continua a destacar o desemprego: Geração “nem, nem”. Conheça todos os destaques da edição.
mais