Artigos sobre Fórum Económico Mundial
Ruanda devolve dinheiro se o Reino Unido não deportar migrantes
O Presidente do Ruanda prometeu que, se o Reino Unido não avançar com um plano de deportação de migrantes, o país africano "devolverá o dinheiro" que recebeu e que, segundo o Governo britânico, ascende a 280 milhões de euros.
Líderes mundiais reúnem-se em Davos com geopolítica no centro dos debates
A 54.ª edição do Fórum de Davos, que começa hoje, vai debater como reconstruir a confiança num mundo atingido por conflitos como os de Gaza e da Ucrânia, sendo esperados 60 chefes de Estado e de Governo.
Empresas pedem experiência com ChatGPT
Não é a primeira vez que se fala de empregos ameaçados pela evolução da Inteligência Artificial, principalmente de modelos de linguagem como o ChatGPT.
23% dos empregos serão diferentes em 2027
Em 2027, 23% dos empregos serão diferentes, uma revolução que implicará a criação de 69 milhões de empregos e, paralelamente, o desaparecimento de 83 milhões de trabalhos, segundo um relatório publicado no domingo pelo Fórum Económico Mundial.
O fim de uma Era e o Mundo em modo “sobrevivência”
O Relatório de Riscos Globais (GRR, da sigla em inglês) 2023, do Fórum Económico Mundial (WEF), mostra um mundo moldado por crises persistentes, no qual economias e sociedades terão dificuldade em recuperar-se dos choques contínuos. Toda uma Era de progresso global e políticas monetárias facilitadoras estão em retrocesso e o foco colectivo está a ser canalizado para a “sobrevivência” às crises actuais. A volatilidade será constante e nos próximos dois anos o principal risco global é, como já está a ser vivenciado pelo cidadão comum, o “custo de vida”.
Os tempos mais difíceis ainda estão para vir
Se julga que a pandemia é o maior risco que enfrentamos, tem razão. Mas não é o único, há ameaças latentes que poderão ter tanto ou mais impacto do que a Covid-19. Se as coisas derem para o torto, não será por falta de aviso. Alertas que são deixados, por exemplo, pelo último relatório de riscos globais, do Fórum Económico Mundial, e que convém levar muito a sério. Eles costumam acertar.
Fórum Económico Mundial arranca hoje (à distância)
O Presidente da China, Xi Jinping, a Chanceler alemã, Angela Merkel e o Presidente francês, Emmanuel Macron, são alguns dos líderes mundiais que vão marcar presença.
Saúde e desemprego são os maiores riscos a curto prazo - relatório Fórum Económico Mundial
Doenças infecciosas e problemas de subsistência são as ameaças mais imediatas que inquietam líderes económicos e políticos, um resultado da pandemia covid-19, de acordo com relatório anual sobre riscos globais do Fórum Económico Mundial divulgado hoje.
Covid-19: Adiada reunião do Fórum Económico Mundial no Brasil
O Fórum Económico Mundial decidiu adiar a sua edição latino-americana, prevista para Abril em São Paulo, Brasil, devido à expansão do surto do novo coronavírus.
Cabo Verde (cada vez) menos competitivo
Depois de ter caído 6 posições em 2018 (passando da posição 105 em 2017 para 111 em 2018), em 2019, Cabo Verde cai uma posição no GCI e passa para a posição 112, num universo de 141 economias avaliadas.
Destaques edição 934
Esta semana o Expresso das Ilhas chama a manchete o tema da lei da Paridade. A Proposta de Lei da Paridade volta a subir à Plenária, após adiamento na sessão de Julho.
Cabo Verde está menos competitivo
Cabo Verde desceu uma posição no ranking da competitividade organizado pelo Fórum Económico Mundial.
O futuro do turismo cabo-verdiano
A indústria de viagens e turismo desempenha um papel vital na economia global. Em 2018, o sector ajudou a gerar 10,4 por cento do PIB mundial e uma percentagem semelhante de emprego, além que mostrou enorme resiliência na última década. A alimentar este aumento está o crescimento contínuo da classe média na Ásia e noutras partes do mundo.
UCID quer medidas para melhorar posição de Cabo Verde no ranking de turismo
A descida de cinco posições no ranking de turismo, do Fórum Económico Mundial, revelado quarta-feira, dá indicação daquilo que vai mal em Cabo Verde em vários sectores, disse hoje o presidente da UCID.
Cabo Verde é o melhor destino turístico da África Ocidental
Cabo Verde é o 88º país mais competitivo do mundo no sector do turismo. Ranking organizado pelo Fórum Económico Mundial foi revelado hoje e mostra que Cabo Verde é o 6º destino mais competitivo de África, 34 lugares abaixo das Maurícias que lideram a classificação africana. Na CEDEAO Cabo Verde é o país mais competitivo, diz o Fórum Económico Mundial.
Para Bolsonaro, líderes sul-americanos não querem uma "América bolivariana"
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que os líderes sul-americanos não querem uma "América bolivariana", após um breve discurso na 49.ª reunião anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.
Fórum Económico Mundial começa em Davos com ausências de peso.
O Fórum Económico Mundial, em Davos, arranca hoje, num ano marcado pela ausência dos líderes políticos dos Estados Unidos, França e Reino Unido. O presidente brasileiro é uma das 'estrelas' do evento.
Editorial: Estado da Nação em “gestão corrente”
O debate na Assembleia Nacional sobre o estado da Nação acontece nesta sexta-feira dia 27 de Julho. Mais uma vez os parlamentares e o governo vão debruçar-se sobre a realidade vivida no país com as suas vulnerabilidades de sempre, com os seus problemas do momento e com a constante tensão entre as expectativas criadas e a capacidade de as materializar. Em geral, nesse tipo de debates a complexidade da situação do país é passada de lado. No calor do embate a preocupação em tirar dividendos políticos imediatos leva muitas vezes a posições extremadas que dificultam a devida perspectivação dos problemas, não deixam espaço para consensos em matérias estruturantes e bloqueiam o diálogo plural que o país tanto precisa para poder enfrentar com sucesso os desafios do desenvolvimento.
Riscos ambientais, tecnológicos e geopolíticos vão marcar 2018
Os riscos ambientais, tecnológicos e geopolíticos são os mais apontados no Global Risks Report 2018, hoje divulgado, segundo o qual a "perspectiva de um forte crescimento económico" apresenta aos líderes "uma oportunidade para lidar com os sinais de fragilidade".
mais