Artigos sobre África subsariana
Cabo Verde no top10 das economias da África subsariana, mas região enfrenta riscos elevados
Cabo Verde foi uma das economias que mais cresceu, este ano, na África subsaariana, mas para o resto da região as perspectivas continuam sombrias. A crescente instabilidade, o fraco crescimento das maiores economias da região e a incerteza persistente na economia global estão a afectar negativamente as projecções, de acordo com o último Africa’s Pulse do Banco Mundial. Segundo o relatório, há mesmo o risco dos anos 2015-2025 se transformarem numa “década perdida”.
UE e Países ACP lançam apoio para projectos de co-produção audiovisual
A União Europeia (UE) e a Organização dos Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) lançaram apoio aos projectos área da co-produção audiovisual no valor de 4.150.000 euros. As propostas podem ser apresentadas até ao final de Maio próximo.
Rabidante de cada dia
Nas ciências sociais e humanas, há uma tensão entre as mais distintas áreas disciplinares no que se deve às abordagens e à conciliação das políticas públicas de natureza sociais, económicas e fiscais necessárias para se atender às intensivas dinâmicas dos mercados, nomeadamente no contexto da África subsariana.
Tumultos na África Subsariana aumentam mais de 800% entre 2011 e 2018 – Índex Paz
A agitação civil na África Subsariana aumentou mais de 800%, passando de 32 tumultos em 2011 para 292 em 2018, de acordo com o Índice Global da Paz 2020, hoje divulgado.
Estimular a concorrência para um crescimento mais rápido na África Subsariana
As tensões comerciais e geopolíticas acrescidas resultaram num abrandamento económico mundial generalizado. A África Subsariana está também a sentir as consequências deste ambiente mundial mais complexo.
Emissão de dívida na África subsariana mais que duplicou para 18,7 mil milhões em 2018
A emissão de dívida soberana na África subsariana mais do que duplicou no ano passado, subindo de 9 mil milhões de dólares em 2017, para 18,7 mil milhões em 2018, segundo o Banco Mundial.
FMI prevê crescimento económico de 5% e diminuição da dívida em Cabo Verde em 2019
Um relatório apresentado na sexta-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que Cabo Verde, país com segunda maior dívida da África Subsariana, vai ter um crescimento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2019.
Banco Mundial alerta para concentração de pobreza extrema na África subsariana
O presidente do Banco Mundial (BM), David Malpass, alertou esta quinta-feira que, em 2030, nove de dez pessoas consideradas pobres vão viver em África, principalmente na África subsariana, onde ocorre o maior crescimento de pobreza extrema.
Endividamento da África subsariana sobe 7,4% para 57 mil milhões de dólares
A agência de notação financeira Standard & Poor’s estima que os 17 países africanos cuja qualidade do crédito avalia, incluindo os lusófonos Angola e Moçambique, vão endividar-se em mais 57 mil milhões de dólares este ano.
mais