Artigos sobre Atlântico Médio
Governo de Cabo Verde subconcessiona serviços portuários
Um dos principais objetivos estratégicos de Cabo Verde é tirar partido da sua localização estratégica no Atlântico Médio, transformando-se numa plataforma marítima entre os mercados da Europa, África, América do Norte e América do Sul, valorizando o potencial da economia azul, que poderá passar de 8% (2020) para cerca de 25% do PIB e de 11 mil para cerca de 30 a 35 mil empregos, em 2030.
Um Estado oceânico precisa de Guarda Costeira eficaz
Na semana passada o delegado de Saúde da Ilha Brava foi peremptório ao dizer que o “transporte de doentes deixou de ser um problema”. Segundo ele, o navio da Guarda Costeira está “sempre pronto” para qualquer emergência e o transporte é feito de maneira segura porque na tripulação há uma pessoa capacitada e experiente para acompanhar qualquer paciente.
ZEEMSV vai transformar o norte do país
A Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (ZEEMCV) é vista tanto pelo governo como pelo seu PCA, Júlio Almeida, como sendo uma das melhores formas de avançar com a diversificação da economia cabo-verdiana.
MpD quer continuar a mudar Cabo Verde
“Transformacional” é a palavra que mais aparece nas primeiras páginas da plataforma eleitoral do MpD. Transformar o país, a economia, a educação, o território, o capital humano, o emprego, estão entre os objectivos do Movimento para a Democracia, no programa que apresenta aos cabo-verdianos para as eleições de 18 deste mês.
EDITORIAL : Deixar de repetir os mesmo erros
Aproximam-se as eleições e para a má sorte de todos a questão da TACV ameaça tornar-se outra vez um foco importante de discórdia entre os partidos remetendo outras matérias para um plano secundário. O problema é que sempre se quis confundir a transportadora aérea com a política de transportes no país e não se vê qualquer solução para os problemas de deslocação das pessoas entre as ilhas e para o estrangeiro que não passam por salvar de uma forma ou de outra a “companhia de bandeira”.
Adiada a legislação da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente
O ministro da Economia Marítima já tinha dito, em Janeiro, que os três meses seguintes iam ser de intenso trabalho, até porque havia legislação em fila de espera para ser aprovada. Uma dessas propostas de lei vai continuar à espera, porque foi retirada da agenda do Parlamento, esta semana, e instituía a Zona Económica Especial Marítima em São Vicente, estabelecendo assim o regime jurídico especial da sua organização, desenvolvimento e funcionamento.
Parlamento: Zonas Económicas Especiais ficam em espera
Foi adiada a proposta de lei que estabelece as bases do regime jurídico da criação, organização, desenvolvimento e funcionamento das Zonas Económicas Especiais, uma das iniciativas legislativas que estava agendada para a primeira Sessão Plenária de Fevereiro, entre os dias 5 e 7, no Hemiciclo da Assembleia Nacional. Em causa estava a definição de estratégias para aproveitar as vantagens que o país oferece.
Próxima etapa de Cabo Verde é atingir o patamar da economia de rendimento médio e médio alto – ministro
O ministro da Economia Marítima afirmou que o Governo tem desenvolvido um conjunto de acções visando tornar Cabo Verde num país desenvolvido, salientando que a próxima etapa é atingir o patamar da economia de rendimento médio e médio alto.
Fazer mais e falar menos
O mundo está diferente e os políticos, os empresários e os cidadãos têm de acompanhar essa mudança, esta foi a principal mensagem deixada pelo Ministro das Finanças na entrevista exclusiva ao Expresso das Ilhas. Entre recados para a classe empresarial e política cabo-verdiana, Olavo Correia afirmou que só com mais trabalho e menos discussões é que o país poderá avançar.
Plataforma de encontro entre quem quer investir e quem quer desenvolver projectos
Entre negócios a avançar e outros para concretizar o Cabo Verde Investment Forum, no Sal, triplicou o valor financeiro pretendido inicialmente – de 500 milhões de euros, passou para os 1,5 mil milhões de euros.
Um fórum que é uma “plataforma” para o investimento
“Transformar Cabo Verde num país plataforma no Atlântico Médio” é um desígnio do governo, inserido na sua visão para o desenvolvimento e crescimento económico do país. O papel central pertence ao sector privado, que é chamado à ribalta no Cabo Verde Investment Forum (CVIF), cuja primeira edição decorre no Sal, entre 1 e 3 de Julho.
Contagem decrescente para a maior mudança desde o fim do colonialismo
Em Julho, a Zona de Livre Comércio em África (AfCFTA, na sigla em inglês) começa a ser operacionalizada. O pontapé de partida deste momento vai acontecer já em Junho, em Kampala, a antever a operacionalização do mercado comum.
mais