Artigos sobre Atelier Mar
“A educação é a única possibilidade de mudança”
Criado em 1979, em São Vicente, o Atelier Mar é uma escola, não como as outras, mas onde se experimenta e se ensina, onde se estimula a auto-realização e se apoia o desenvolvimento comunitário. Desenvolve formação em serigrafia, pequena carpintaria, vídeo e diaporama, design gráfico e de equipamentos, design de habitação e fabricação de materiais de construção com tecnologias adaptadas, bem como tecnologias alternativas para a actividade agrícola. Destacam-se os programas de cerâmica, madeira e pedra. Ao mesmo tempo, procura contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades e grupos com quem trabalha, valorizando o artesanato, o design e a cultura como pilar de desenvolvimento. Por trás do Atelier Mar há um nome, Leão Lopes, que guiou o Expresso das Ilhas por estas quatro décadas e meia.
Edição 1191
Destaque de manchete para a entrevista com o jurista Simão Monteiro no dia em que se assinala o 32º aniversário da Constituição da República de Cabo Verde e também o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
M_EIA passa a integrar a UTA
O Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura é agora parte da Universidade Técnica do Atlântico. A integração como Unidade Orgânica na UTA foi projectada desde a criação desta universidade, com sede no Mindelo. É o culminar de um processo que abre um novo ciclo para o M_EIA, que, diz em comunicado, pretende continuar a servir o país, democratizando ainda mais o acesso – agora no sistema público – a áreas de conhecimento consideradas estruturantes na formação e educação dos jovens e do público em geral.
Vem aí 2ª Edição da Festa do Queijo de Monte Grande
Na mesma linha da primeira edição, o objectivo da segunda edição desta Festa do Queijo é reunir a comunidade de Monte Grande, uma localidade a meio caminho entre São Filipe e Chã das Caldeiras, em torno do seu desenvolvimento a partir do queijo, transformar e valorizar este produto e seus derivados e aumentar a qualidade de vida dos criadores e produtores da região.
O futuro sustentável da Preguiça
O M_EIA, o Atelier Mar e o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra juntaram-se para mudar a Vila da Preguiça, em São Nicolau, respondendo a uma solicitação do Ministério das Infra-Estruturas e da Câmara da Ribeira Brava. O trabalho começou em Setembro, nos gabinetes das academias, e na segunda semana deste mês esteve no terreno. Um projecto que engloba reabilitação, construção, sustentabilidade e património, onde o foco está centrado nas pessoas.
mais