Presidente da Associação de Turismo de Santiago admite cenário “pouco animador” sobre o número de turistas que visitaram a ilha

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,28 dez 2023 8:02

1

O presidente da Associação de Turismo de Santiago (ATS) afirmou que o cenário sobre a circulação de turistas em Santiago este ano “não é muito animador”, defendendo a necessidade de uma visão estratégica visando impulsionar o “arranque sério” e sustentável do turismo na ilha.

Eugénio Inocêncio fez estas afirmações à Inforpress, quando fazia o ponto de situação sobre o número de turistas que escolheram a ilha para celebrar as festas de Natal e de Fim de ano, tendo realçado que este ano o cenário relativamente ao número de visitantes não é muito animador.

“Para este ano o cenário não é animador. Já há alguma recuperação, mas ainda não é nada significativo. Nós continuamos a ter muitas unidades hoteleiras, enfim, em situação difícil, em situação mesmo difícil e é preciso agir”, admitiu.

Defendeu, neste sentido, a necessidade de uma nova visão para o destino turístico Ilha de Santiago, que lembrou, tem um grande potencial turístico a todos os níveis, incluindo a nível sal e mar, cultura, história, gastronomia entre outros.

“O que é um número muito baixo para o potencial da Ilha de Santiago e para as instalações que já existem. A ilha de Santiago não é a ilha que tem mais quartos e camas. A ilha que tem mais quartos e camas é a Ilha do Sal, mas é a ilha que tem mais unidades hoteleiras, essencialmente pequenas e médias”, apontou, adiantando que a taxa de ocupação em Santiago continua muito baixa.

Conforme explicou, a nova visão consiste na aposta diversificada, que realmente coloque a ilha no centro para um arranque sério do turismo nos diferentes concelhos de Santiago.

“Nós temos baías espetaculares em toda a ilha, a começar aqui mesmo na Cidade da Praia, na Cidade Velha, (…) São algumas baías virgens, espetaculares e muitas delas, nomeadamente as praias aqui da Cidade da Praia, precisam de areia. Precisam de reconstrução com areia. E é preciso definir uma estratégia, fazer o planeamento e arrancar a sério e apostar na ilha de Santiago, não como uma ilha residual dos 85 mil turistas, mas de algumas centenas de milhares de turistas por ano”, defendeu.

Para o presidente da AST, as potencialidades da ilha não têm sido bem aproveitadas, salientando que a melhoria no sector contribui no combate à pobreza extrema, emprego para os jovens, criação de oportunidades de rendimento e de riqueza.

Ainda de acordo com Eugénio Inocêncio o turismo tem um efeito indutor é muito significativo para o desenvolvimento de Cabo Verde, reforçando que falta a implementação de novas políticas e mudança de paradigmas para que o turismo alcance outros patamares.

“Temos de definir em que campeonato é que nós queremos jogar. Queremos jogar num campeonato de dezenas de milhares de turistas por ano, ou queremos jogar num campeonato de centenas de milhares de turistas por ano?”, questionou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,28 dez 2023 8:02

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 23:28

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.