Prémio Nobel da Literatura 2023 atribuído a norueguês Jon Fosse

PorExpresso das Ilhas,5 out 2023 10:20

O prémio Nobel da Literatura de 2023 foi atribuído ao escritor norueguês Jon Fosse, anunciou hoje a Academia Sueca.

Considerado um dos grandes autores de sua geração, Fosse é celebrado por transitar entre a prosa e a poesia, o ensaio e a ficção, o teatro e os títulos infantis. A sua obra é permeada por investigações existenciais sobre a morte, o amor, a fé e o desespero, refere a Academia Sueca.

Nascido em Haugesund, na costa oeste da Noruega, em 1959, Fosse estreou-se na literatura com a publicação do conto “Han” num jornal estudantil. Anos mais tarde, lançou “Raud, svart” (Vermelho, negro), seu primeiro romance. Por sua “Trilogien” (trilogia composta por três novelas), recebeu o prestigioso Prémio Literário do Conselho Nórdico. Os seus livros já foram traduzidos em mais de 50 idiomas. Fosse escreve em nynorsk (neonorueguês), variante linguística criada no século XIX, sob inspiração do nacional-romantismo, que combina diversos dialectos costeiros.

O Nobel da Literatura é um prémio concedido anualmente, desde 1901, pela Academia Sueca a autores que fizeram notáveis contribuições ao campo da literatura, e tem um valor pecuniário superior a 900 mil euros.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 out 2023 10:20

Editado porAndre Amaral  em  5 out 2023 14:52

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.