Artigos sobre UNECA

Alterações climáticas agravam crise alimentar e conflitos em África
África, onde os desastres climáticos afectaram 110 milhões de pessoas e causaram 5.000 mortes em 2022, sofre desproporcionalmente os efeitos do aquecimento global, que agravará a crise alimentar e os conflitos no continente, advertiu hoje a Organização Meteorológica Mundial.

Agências de ‘rating’ cometem “erros significativos” sobre economias africanas – UNECA
Um relatório da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) acusa as três principais agências de notação financeira de cometerem “erros significativos” na avaliação dos países africanos, incluindo a ausência de visitas aos países.

Fazer ouvir a voz de África
Mais de 300 ministros, governadores dos bancos centrais africanos e outros responsáveis, de 66 nacionalidades, estiveram no Sal, a participar no African Caucus 2023, onde se debateu o futuro do continente. O tema principal foi as “Novas Modalidades e Mecanismos para Financiar o Desenvolvimento Económico em África” e dos três dias saiu a vontade clara para reformar o sistema financeiro internacional.

ONU defende suspensão dos pagamentos da dívida em caso de choques ambientais
A vice secretária-executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) defendeu hoje que os contratos de emissão de dívida pública dos países mais desfavorecidos deviam ser suspensos em caso de catástrofe natural.

ONU coloca Moçambique e Guiné-Bissau entre os 10 países mais pobres de África
A secretária-executiva adjunta da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) chamou a atenção para a degradação da economia do continente

África tem de colmatar as deficiências tecnológicas
Os números de Cabo Verde estão muito acima da média continental, mas a maior parte dos países africanos ainda têm um défice considerável no acesso à energia ou na penetração da internet. Fórum, que decorreu no Níger, chamou a atenção para os investimentos que são necessários, com o foco a ir para as energias renováveis e para a necessidade de ser feita mais pesquisa.

Sector privado é fundamental para o acordo de livre comércio em África – UNECA
"O sector privado africano representa 80% da produção total, dois terços do investimento, e três quartos do crédito, e emprega 90% da população em idade activa", disse Stephen Karingi, director para a Integração Regional e Comércio na Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) durante a abertura de um Diálogo para a Prosperidade em África, em Acra, capital do Gana.

Especialistas querem transição energética justa em África
Energia limpa e acessível, parcerias para desbloquear e aumentar o financiamento, eliminação da pobreza energética no continente. Estes são alguns dos passos para melhorar a vida das 600 milhões de pessoas que ainda estão sem acesso à energia e para construir uma economia mais sustentável. Cabo Verde também trabalha para acelerar a transição energética.

Industrialização é a melhor maneira de transformar economias, diz UNECA
O secretário-executivo interino da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) disse hoje, na véspera da cimeira da União Africana, que a industrialização é o melhor canal para a transformação estrutural das economias.

UNECA alerta que aumento da dívida dificulta recuperação das economias
A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) considerou, este sábado, que o aumento da dívida face ao PIB, de 57% em 2019, para 66% este ano, está a dificultar a recuperação das economias africanas.

Reestruturação da Dívida Pública em Capital Natural e Climático
O choque económico estimulado pela crise multidimensional exige respostas inovadoras e arrojadas. Assim, como parte da parceria com a Fundação MAVA, a ADAD – Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento e o IIED – International Institute for Environment and Development, promoveram durante 18 meses o projeto “Reestruturação da Dívida Pública em Capital Natural e Climático”.

Dívida 'verde' ajuda economias africanas e aumenta resiliência
O director da divisão para o clima e recursos da Comissão Económica da ONU para África (UNECA) disse hoje que o continente deve emitir 'dívida verde' para equilibrar os orçamentos e aumentar a resiliência climática.

A agenda 2030 não é um plano abstracto - coordenadora residente das NU
Num momento em que o mundo todo atravessa duas grandes crises – a da pandemia e a ambiental – a coordenadora das NU fala desses problemas, que a todos afectam, e da resposta dada em Cabo Verde. Do sucesso das medidas contra a covid, ao retrocesso no combate à pobreza (que aconteceu em todo o mundo), Ana Graça traça o retrato passado e presente, e adianta algumas linhas que vão orientar as próximas acções da ONU em Cabo Verde. Prioridades do governo alinhadas com a agenda 2030, o pós-pandemia será mais inclusivo, e essa transformação vai acelerar, considera.

Sal acolhe em Setembro conferência para o clima e desenvolvimento em África
A ilha do Sal vai acolher de 13 a 17 de Setembro a 9.ª edição da Conferência para o Clima e Desenvolvimento em África (CCDA), conforme acordo assinado hoje entre o Governo e a UNECA.

Acordo comercial em África duplica trocas no continente até 2040 - UNECA
A Área de Livre Comércio Continental Africana (ALCCA) entra em vigor na sexta-feira, prometendo duplicar o volume de trocas no continente em 20 anos, segundo a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).

UNECA lança Centro Africano de Monitorização de Preços a nível continental
A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA, na sigla em inglês) lançou quarta-feira, 12, o Centro Africano de Monitorização de Preços, uma ferramenta continental única que visa oferecer uma visão das variações de preços entre os países africanos.

Credores oficiais já dispensaram 1,3 mil milhões de dólares em dívida
O Clube de Paris já dispensou 1,3 mil milhões de dólares em pagamentos de dívida de 18 dos países mais pobres do mundo para os ajudar a libertar verbas para combater a pandemia de COVID-19.

Cristina Duarte e as oportunidades da COVID-19 para África : Uma crise ao quadrado, a raiz dos problemas e as oportunidades da pandemia num continente sob paradoxo
A crise da COVID-19 provocou dois choques em África, um externo e económico, outro interno, que é sanitário e sócio-económico. Dos choques surgem novos problemas e agudizam-se os velhos e os desafios só se poderão superar percebendo a raiz desses problemas. Numa análise suportada por dados bem concretos, Cristina Duarte parte dessa raiz e aponta caminhos para o desenvolvimento africano, oportunidades abertas num continente que vive sob o paradoxo de pedir com a mão direita e deixar escapar biliões com a mão esquerda.

Acordo de livre comércio em África adiado para 2021 – ONU
A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) anunciou esta terça-feira que o acordo de livre comércio, cuja entrada em vigor estava prevista para Julho, foi adiado para, pelo menos, 01 de Janeiro de 2021.

UNECA quer agrupar dívida africana para negociar com credores
A directora-geral da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) defende o agrupamento da dívida dos países africanos através da criação de um veículo financeiro garantido por uma instituição financeira ou banco de desenvolvimento.
mais