Edição 1055

PorExpresso das Ilhas,16 fev 2022 0:02

Os primeiros 100 dias de José Maria Neves como Presidente da República são o principal destaque da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

Apesar de 100 dias serem um espaço muito curto de tempo para definir um mandato, o marco permite já vislumbrar a linha que vai reger esta Presidência. Distensionar o debate político, promover o livre exercício da cidadania e contribuir para a criação de uma cultura de desenvolvimento são alguns dos grandes desígnios do Chefe de Estado. São também conceitos em destaque nesta entrevista em que José Maria Neves faz o balanço destes primeiros tempos em funções, fala das relações com os outros órgãos de soberania e tenta remover complexos relativos ao convívio de poderes e posições, bem como (outros) temas de dissenso, entre os quais a oficialização e ensino da língua materna.

Além desta entrevista, trazemos também o olhar de quatro analistas que fazem um balanço do período em referência, que sinais o PR já emitiu do que será a sua magistratura de influência e como pensam que vai funcionar a “coabitação” com o actual governo.

Outro tema a merecer destaque é o Imposto sobre Consumos Especiais. Desde Janeiro que as viaturas movidas a gasolina ou gasóleo, até 4 anos, passaram a estar sujeitas ao pagamento de Imposto sobre Consumos Especiais (ICE). O valor é fixo: 200 mil escudos. A medida, dizem os importadores, vai afectar as famílias e favorecer o mercado paralelo.

Também em destaque está o novo Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável apresentado, na semana passa, pelo governo Ao Expresso das Ilhas o Director Nacional de Planeamento aponta quais são os eixos centrais deste documento que já é conhecido como PEDS II.

Na Justiça destacamos o caso de Amadeu Oliveira. Juiz do Tribunal da Relação de Barlavento decidiu que o advogado deve continuar detido à espera de julgamento. Assembleia Nacional já tinha votado contra a reposição da imunidade parlamentar a Amadeu Oliveira.

Destaque, também, para o desporto.

O Cabo Verde Open 2022 de xadrez realiza-se de 22 a 30 de Abril no Mindelo e leva àquela cidade alguns dos melhores praticantes internacionais daquela modalidade.

Na Cultura falamos-lhe sobre cinema.

O Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, e a UCCLA acolhem de 19 de Fevereiro a 24 de Março uma Mostra de Cinema intitulada “de Dentro e Fora”, com curtas e longas-metragens, de temas relacionados com Cabo Verde.

A ler, igualmente, o texto de Armindo Ferreira com ‘O Genocídio Ocultado – O tráfico negreiro árabo-muçulmano’.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 fev 2022 0:02

Editado porAndre Amaral  em  4 nov 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.