Apesar de 100 dias serem um espaço muito curto de tempo para definir um mandato, o marco permite já vislumbrar a linha que vai reger esta Presidência. Distensionar o debate político, promover o livre exercício da cidadania e contribuir para a criação de uma cultura de desenvolvimento são alguns dos grandes desígnios do Chefe de Estado. São também conceitos em destaque nesta entrevista em que José Maria Neves faz o balanço destes primeiros tempos em funções, fala das relações com os outros órgãos de soberania e tenta remover complexos relativos ao convívio de poderes e posições, bem como (outros) temas de dissenso, entre os quais a oficialização e ensino da língua materna.
Além desta entrevista, trazemos também o olhar de quatro analistas que fazem um balanço do período em referência, que sinais o PR já emitiu do que será a sua magistratura de influência e como pensam que vai funcionar a “coabitação” com o actual governo.
Outro tema a merecer destaque é o Imposto sobre Consumos Especiais. Desde Janeiro que as viaturas movidas a gasolina ou gasóleo, até 4 anos, passaram a estar sujeitas ao pagamento de Imposto sobre Consumos Especiais (ICE). O valor é fixo: 200 mil escudos. A medida, dizem os importadores, vai afectar as famílias e favorecer o mercado paralelo.
Também em destaque está o novo Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável apresentado, na semana passa, pelo governo Ao Expresso das Ilhas o Director Nacional de Planeamento aponta quais são os eixos centrais deste documento que já é conhecido como PEDS II.
Na Justiça destacamos o caso de Amadeu Oliveira. Juiz do Tribunal da Relação de Barlavento decidiu que o advogado deve continuar detido à espera de julgamento. Assembleia Nacional já tinha votado contra a reposição da imunidade parlamentar a Amadeu Oliveira.
Destaque, também, para o desporto.
O Cabo Verde Open 2022 de xadrez realiza-se de 22 a 30 de Abril no Mindelo e leva àquela cidade alguns dos melhores praticantes internacionais daquela modalidade.
Na Cultura falamos-lhe sobre cinema.
O Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, e a UCCLA acolhem de 19 de Fevereiro a 24 de Março uma Mostra de Cinema intitulada “de Dentro e Fora”, com curtas e longas-metragens, de temas relacionados com Cabo Verde.
A ler, igualmente, o texto de Armindo Ferreira com ‘O Genocídio Ocultado – O tráfico negreiro árabo-muçulmano’.