Rob Swinkels, que falava em representação da representante do Banco Mundial em Cabo Verde na cerimónia de abertura do workshop sobre monitoramento e avaliação do Plano de Estratégico de Desenvolvimento Sustentado (PEDS), disse que o Banco Mundial firmou uma parceria com a União Africana (UA) para financiar o desenvolvimento estatístico no continente.
Neste sentido, indicou que organizações regionais como a Comunidade Economia dos Estados de Africana Ocidental (CEDEAO) desempenharam “um papel importante”, e de formar particular adiantou que o Banco Mundial entendeu que Cabo Verde poderá beneficiar dessa iniciativa e acessar ao financiamento.
“Uma quantia de 15 milhões estará disponível para Cabo Verde e isso oferece uma enorme oportunidade para Cabo verde para investir em infra-estruturas estatísticas e proporcionar o desenvolvimento e uso dados administrativos para fins estatísticos. Isto inclui criação de sistemas mais eficazes de colecta e controlo de qualidade, bem como plataforma das TIC para na recolha e tratamento de dados”, explicou.
O vice-presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Celso Soares, adiantou que essa disponibilidade de financiamento decorre de um processo iniciado no ano passado no Fórum de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em que Cabo Verde apresentou um projecto de financiamento do sistema estatístico.
Neste momento, segundo Celso Soares, decorre a segunda fase para materialização do projecto.
“Já se fez uma avaliação institucional ao INE e agora vamos desenhar a parte técnica do projecto para ser submetido para o financiamento”, disse, indicando que o montante não vai ser alocado ao INE, mas ao sistema estatístico nacional para o reforço da capacidade e produção de estatística de todo o sistema.