Inquérito de Saúde Reprodutivo assinala avanços positivos

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,18 fev 2019 16:18

Coordenador técnico do III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva ), Orlando Monteiro
Coordenador técnico do III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva ), Orlando Monteiro(Rádio Morabeza)

O III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR) foi apresentado hoje, na Praia. Número são globalmente positivos.

Numa perspectiva geral, de acordo com os dados do inquérito, a prevalência de VIH passou de 0,8%, em 2005, para 0,6%, em 2018, uma baixa de cerca de 25%. Os resultados mostram que a taxa de permanência de VIH Sida aumentou nas mulheres e baixou nos homens.

O Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva também mostra que a amamentação materna exclusiva melhorou nos 4-5 meses de idade. Em igual sentido, o nível da anemia das crianças de 6 a 59 meses diminuiu 18%, entre 2005 e 2018.

O Director Nacional da Saúde, Artur Correia, manifesta-se satisfeito com os resultados e destaca a diminuição da mortalidade infantil.

"Diminuímos a mortalidade infantil para a metade, o mesmo em relação à mortalidade em menores de 5 anos, a cobertura pré e pós-parto, melhorou consideravelmente. Em relação à cobertura pré e pós natal, devemos dizer que praticamente estamos a erradicar os partos fora de estruturas de saúde, os partos não assistidos pelos profissionais de saúde", assinala. 

"Em relação ao VIH Sida, que é a grande novidade, os resultado confirmaram todas as nossas previsões parciais. Apesar do aumento do numero de notificação de casos, a prevalência do VIH Sida em Cabo Verde está a diminuir, e passou de 0,8 % para 0,6%", avança.

A sessão de abertura da apresentação do III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva - que substitui um estudo anterior, com mais de uma década - foi presidida pelo ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, e contou com a presença da Coordenadora do Sistema das Nações Unidas, Ana Graça.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,18 fev 2019 16:18

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 nov 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.