Cabo Verde realiza novo estudo demográfico e de saúde reprodutiva

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,8 fev 2018 13:35

Osvaldo Borges , Maria da Luz Lima
Osvaldo Borges , Maria da Luz Lima (Rádio Morabeza)

Mais de uma década depois, o governo lança o terceiro Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva. A operação vai para a estrada a 15 de Fevereiro, 12 anos volvidos desde o último estudo do género.

O objectivo é actualizar os dados e conhecer a situação real dos indicadores sociais para a sobrevivência das crianças, o planeamento familiar e a protecção de menores e mulheres.

Para a Directora Nacional da Saúde, Maria da Luz Lima, há necessidade de se conhecer a real situação do país relativamente a indicadores Sociais.

“O terceiro inquérito de Saúde Demográfica e Reprodutivo é de suma importância para o pais e para o Ministério da Saúde, porque trata-se realmente de um instrumento que irá nos ira guiar no futuro, como é que será a nossa intervenção nas varias áreas que irão ser inquiridas durante este processo”, explica.

"Como todos sabemos, a prevalência do HIV-SIDA é de 0,8% da população mas esta informação é do segundo inquérito que foi realizado em 2005. Neste momento, temos a necessidade de actualizar. Será que realmente essa prevalência mantém-se? Entre outros, é nesse âmbito que se realizará este inquérito", exemplifica. 

O inquérito terá no terreno 130 agentes, incluindo a equipa técnica que irá recolher amostras de sangue para testes de anemia e HIV-SIDA.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da saúde e o INE. Orçado em 200 mil contos, o governo entra com cerca de 30% do valor do projecto.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,8 fev 2018 13:35

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  8 jan 2019 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.