Artigos sobre jornalismo
Projecto de jornalismo independente vence prémio Eisenhower Fellows’ Impact Award
O director executivo da Fundação de Mídia para a África Ocidental (MFWA, sigla em inglês), Sulemana Braimah, venceu o prémio Eisenhower Fellows’ Impact Award da Eisenhower Fellowships (EF), com projecto de jornalismo independente.
Liberdade de Imprensa em Cabo Verde: (o Relatório dos Reporteres Sem Fronteiras)
“A liberdade de imprensa é a possibilidade efetiva dos jornalistas, como indivíduos e como coletivos, selecionarem, produzirem e divulgarem informações de interesse geral, independentemente de interferências políticas, econômicas, jurídicas e sociais, e sem ameaça à sua segurança física e mental.” Repórteres Sem Fronteiras
O ozono é eficaz no combate à covid-19?
Nesta edição do Teste Rápido, um estudo sobre um medicamento chamado Remdevisir, uma pesquisa sobre o uso de ozono no combate à covid-19 e uma conversa com profissionais de comunicação.
Daniel Almeida e Cassandra Silva vencem o Prémio Nacional de Jornalismo
Os jornalistas Daniel Almeida, do jornal A Nação, e Cassandra Silva, da Record TV Cabo Verde, são os vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo (PNJ), que este ano não atribuiu prémio na categoria Rádio.
Número de jornalistas mortos no valor mais baixo desde 2003
Um total de 49 jornalistas foram mortos durante 2019, revelou este mês a Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De acordo com a organização, o número é "historicamente baixo", representando uma queda de 44% em relação a 2018.
"Batalha contra as Fake News dificilmente será vencida" - Nicolau Santos
O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Lusa, Nicolau Santos, disse hoje que a batalha contra as Fake News é longa e “dificilmente” será vencida.
“Em Cabo Verde os medias públicos e privados competem directamente pelo mesmo dinheiro” - Bernardo Motta
Para o especialista norte-americano em jornalismo comunitário não se pode ter um bom mercado para os medias privados, quando os medias públicos competem directamente pelo mesmo dinheiro e pela mesma forma de produção.
Liberdade para festejar a nossa liberdade
É tempo de comemorações. A Freedom House (agência internacional de defesa dos direitos humanos) classifica Cabo Verde como o país mais livre de África. E, se não fosse Portugal- a nos roubar o lugar- estaríamos no 1º lugar do “Pódio” em termos de liberdade dos países da CPLP. Noruega, Finlândia e Suécia continuam a ser os países mais livres do mundo, chatice! Para a próxima Cabo Verde com o pé direito entrará, com fé em Deus e na mãe santíssima, na lista dos países mais livres do planeta. Tal como Sartre, os cabo-verdianos também parecem estar condenados a serem livres.
Presidente do Gana valida lei sobre Direito à Informação. O que muda?
O presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, validou na semana passada a Lei de Direito à Informação (RTI, na sigla em Inglês), aprovada pelo parlamento do país a 26 de Março. A lei concede aos cidadãos o direito de procurar, aceder e receber informações de órgãos públicos, mas há o receio de que venha a ser letra morta.
A grande ameaça ao jornalismo contemporâneo é a pulverização do espaço público
Marguerite Duras descreveu os jornalistas como os “operários das palavras”, mas hoje os tempos são diferentes daqueles em que a escritora francesa registou esta frase. Aconteceu o que o antigo director do Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet, chamou de “o impacto do meteorito Internet” e as redes socias passaram a ser espaços informais e difusos, vulneráveis às convocatórias sentimentais, onde, como resumiu o académico espanhol Daniel Innerarity, “a descarga emotiva decorre livremente, sem que nada limite a sua expansão”.
Destaques da edição 910
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a mobilidade e fala com Eurico Monteiro, embaixador de Cabo Verde em Portugal: “Modelo permite aos Estados ajustar a mobilidade na CPLP à sua realidade interna”.
Cabo Verde sobe quatro posições no ranking da liberdade de imprensa
Cabo Verde melhorou a sua posição no Ranking da Liberdade de Imprensa organizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De 29º em 2018, Cabo Verde passou para 25º, em 2019. Código de ética e conduta da RTC denunciado como entrave. Desenvolvimento dos media privados continua a ser "limitado por um mercado publicitário restrito".
Especialista em empreendedorismo aconselha jornalistas a aproveitar novas tecnologias
Em Cabo Verde a convite da Embaixada dos Estados Unidos da América, o autor Patrick McGinnis esteve em conversa com jornalistas em evento organizado pela AJOC com o fim de apresentar ideias sobre empreendedorismo no jornalismo.
Para Abrãao Vicente, televisões e rádios privadas não têm "estratégias comerciais adequadas"
As televisões e as rádios não têm estratégias comercias adequadas para explorar todo o potencial do mercado cabo-verdiano e o Estado "não pode continuar a transferir recursos público para o sector privado". O entendimento é do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, em declarações aos jornalistas, esta manhã, na Praia.
Governo anuncia estatuto de utilidade pública para órgãos privados de comunicação social
O Governo vai dotar os órgãos de comunicação social privados de estatuto de utilidade pública. Trata-se de uma medida de incentivo para que as referidas empresas possam investir, através do valor arrecadado com o IVA, em recursos humanos e materiais, anunciou a tutela.
O Estado e a garantia de um Jornalismo independente e plural
Tem quase tantos anos como eu um texto do poeta português Alexandre O’Neill que diz: “Notícia é devoração! / Aí vai ela pela goela / que há-de engolir tudo e todos! / Aí vai ela, lá foi ela! / Nem trabalho de moela / retém notícia...”.
Ninguém ganha com ataque aos mediadores
As manifestações quase periódicas de tensão entre o poder político, os jornalistas e os seus órgãos representativos vieram outra vez à tona na sequência das declarações do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas que tem sob a sua alçada o sector da comunicação social.
AJOC assume em 2019 a presidência da Federação das Associações dos Jornalistas da CPLP
A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) assume em Março a presidência da Federação das Associações dos Jornalistas da CPLP e pretende realizar um “grande” encontro de reflexão sobre a comunicação e o jornalismo.
Abraão Vicente teve "grande menosprezo" por jornalistas do sector privado
PAICV condena declarações do ministro da Cultura, que tutela a Comunicação Social, e "acompanha com muita preocupação estas novas e reincidentes investidas do Governo, através do Ministro que tutela a Comunicação Social, com ataques a jornalistas dos órgãos da comunicação social privados"
“É preciso salvar a comunicação social privada para salvar a democracia”
Incentivos não directos por parte do Estado, auto-regulação, investimento na literacia mediática como forma de (re)lembrar a importância dos media privados para a democracia e a criação de uma associação dos órgãos privados de comunicação social.
mais