Artigos sobre Dia da Liberdade de Imprensa

Libertar-se da autocensura
Pelo 3 de Maio, Dia da Liberdade de Imprensa, a ONG Repórteres Sem Fronteiras publica o ranking dos países com base na avaliação das condições para o exercício livre dos órgãos de comunicação social e da actividade jornalística. Cabo Verde ficou na posição 30 do ranking, uma melhoria de 11 lugares em relação ao ano anterior. Visto pelos indicadores, percebe-se que o que negativamente pesa mais é a dependência económica.

PR destaca o papel da comunicação social no contexto de pandemia
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca disse que a comunicação social foi e continua a ser chamada a desempenhar um papel cada vez mais importante neste contexto da COVID- 19.

A grande ameaça ao jornalismo contemporâneo é a pulverização do espaço público
Marguerite Duras descreveu os jornalistas como os “operários das palavras”, mas hoje os tempos são diferentes daqueles em que a escritora francesa registou esta frase. Aconteceu o que o antigo director do Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet, chamou de “o impacto do meteorito Internet” e as redes socias passaram a ser espaços informais e difusos, vulneráveis às convocatórias sentimentais, onde, como resumiu o académico espanhol Daniel Innerarity, “a descarga emotiva decorre livremente, sem que nada limite a sua expansão”.
mais