José Maria Neves distinguido pela Africa World for Governance and Leadership

PorSheilla Ribeiro,21 out 2025 7:40

O Presidente da República, José Maria Neves, foi distinguido com o prémio Africa World for Governance and Leadership, uma distinção que, segundo o próprio, assume um profundo significado simbólico e representa a afirmação de que, mesmo numa região marcada por desafios históricos e estruturais, é possível construir políticas públicas coerentes que promovam estabilidade, inclusão e desenvolvimento sustentável.

Num video publicado no Facebook, o PR disse que a homenagem não deve ser entendida como um mérito pessoal, mas como o reconhecimento coletivo de um percurso político e social.

“Para além do contributo de sucessivos governantes e de outros dirigentes de instituições do Estado, este prémio reconhece também o protagonismo da sociedade civil, das associações comunitárias, dos professores, dos profissionais de saúde, dos empresários e, em particular, da nossa juventude”, afirmou o Chefe de Estado.

O Presidente dedicou parte da sua intervenção aos jovens cabo-verdianos, que descreveu como criativos, mobilizados e exigentes, e a quem atribuiu o papel de motor da modernização do país.

“É a eles que dedicamos muitos dos nossos esforços de formação, digitalização e empreendedorismo. É com eles que queremos construir um futuro mais próspero e digno”, disse.

O Presidente concluiu a sua intervenção com um apelo à continuidade do trabalho coletivo em prol do desenvolvimento.

“Aceito este prémio com gratidão, mas também com a consciência de que a tarefa prossegue. Partilho com todos quantos acreditam que é possível construir um Cabo Verde mais justo e uma África mais próspera”. 

Os Rebranding Africa Awards, reconhecem personalidades africanas que, através das suas ações quotidianas, contribuem para o desenvolvimento do continente e inspiram uma nova visão sobre África, promovidos pelo magazine panafricano Notre Afrik, do grupo Samori Media Connection.

A distinção na categoria Governance Leadership premiou, em 2015, o Presidente do Senegal, Macky Sall, pela sua capacidade de mobilizar recursos para financiar o Plan Sénégal Émergent. No ano seguinte, o reconhecimento foi para o Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, pelo seu papel na restauração da paz após um período de instabilidade. Seguiram-se distinções ao Presidente da Guiné Conacri, Alpha Condé (2017), ao Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo (2018), e ao economista e ex-primeiro-ministro da República Democrática do Congo, Matata Mapon Ponyo (2019).

Em 2022, o prémio foi entregue a Moustapha Niasse, antigo Presidente da Assembleia Nacional do Senegal, em reconhecimento pelo seu contributo para o fortalecimento da democracia no país. O Presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, foi o distinguido em 2023, enquanto em 2024 o galardão coube ao Director-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, pelo seu papel determinante na resposta global à pandemia da Covid-19 e na promoção do acesso equitativo aos cuidados de saúde.

Além da categoria Governance Leadership, os Rebranding Africa Awards incluem ainda outras áreas de distinção, como Development Champion, Lifetime Achievement, Empowering Women, Media Leadership, Innovation, Business Leadership, Milestone Achievement e Loyalty Award. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,21 out 2025 7:40

Editado porSheilla Ribeiro  em  21 out 2025 12:41

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.