Artigos sobre Campo do Tarrafal
Tarrafal e o pecado original da república. Como o partido único dividiu os cabo-verdianos
Estive há pouco a ver, em reposição, o espetáculo comemorativo do segundo encerramento do Tarrafal há 50 anos. Cânticos e coros ecoando nos ouvidos de políticos e presidentes na antiga "colónia penal" de sinistra memória, principalmente para os 340 antifascistas portugueses que lá deixaram sepultados 34 camaradas.
É preciso tirar o país do colete de forças
O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva em vários momentos da semana passada ligados às comemorações à volta do campo do Tarrafal repetiu a mensagem de que é preciso ficar em paz com a história. Não foi a primeira vez. Praticamente desde a vitória nas eleições de 2016 sempre que é confrontado com o facto de a história oficial ser muita próxima da narrativa histórica do regime de partido único do PAIGC/PAICV socorre-se dessa expressão falaciosa. A verdade é que os manuais escolares repetem na democracia a mesma história do regime anterior, a comunicação social pública lê pela mesma cartilha e as instituições do Estado com as devidas adaptações prestam vassalagem aos ícones, ritos e figuras do regime de partido único. Não há realmente “paz” com a história, mas sim submissão a uma narrativa ideológica que foi legitimadora de uma ditadura.
Presidência anuncia celebrações do cinquentenário da libertação do Campo do Tarrafal
A Presidência da República anuncia celebrações de Estado para assinalar o cinquentenário da Libertação dos Presos Políticos do Tarrafal, assinalado a 1 de Maio. A informação é avançada em comunicado, que indica que “um substancial programa” está a ser elaborado, em articulação com outros Órgãos de Soberania, a Câmara Municipal do Tarrafal e outros parceiros.
mais