De acordo com uma nota da Presidência da República, José Maria Neves chegou hoje a Abuja para o encontro regional.
“A presença do Chefe de Estado nesta importante reunião regional reafirma o compromisso do país com a integração regional, a paz, a estabilidade política e a cooperação solidária no espaço da África Ocidental, num contexto marcado por desafios complexos de segurança, governação e desenvolvimento”, refere a nota.
Segundo o mesmo comunicado, para além da apreciação dos assuntos correntes da Comunidade e da análise da situação de paz e segurança na região, a Conferência integrará um segmento especial designado “Cimeira sobre o Futuro da Comunidade”, realizado no quadro das celebrações do Jubileu de Ouro da CEDEAO.
“Este momento de reflexão estratégica visa reafirmar a unidade regional, reforçar a ação coletiva e projetar orientações para o futuro da Comunidade, em consonância com a Visão 2050 da CEDEAO”, lê-se.
Entre os temas em destaque está a situação política na República da Guiné-Bissau, nomeadamente a questão do alegado golpe de Estado, que será objeto de debate pelos Chefes de Estado e de Governo, “com vista a uma tomada de posição definitiva da CEDEAO sobre esta matéria”.
homepage









