Artigos sobre sector bancário
“A moeda digital vai revolucionar o sector bancário cabo-verdiano”
“Cabo Verde: Os Bancos em Revista 2024” é a nova publicação da PD Consult – apresentada esta quarta, às 9h00, no Auditório da Câmara de Comércio de Barlavento, em São Vicente. O estudo, tem como objetivos: analisar a performance dos bancos em Cabo Verde, incluindo evolução comparada de indicadores relevantes nos últimos 8 anos, análises de tendências, opinião de clientes através de inquérito amostral, e entrevistas aos líderes de cada banco.; e contribuir para um conhecimento mais detalhado do sector bancário em Cabo Verde, como explica ao Expresso das Ilhas Paulino Dias, presidente executivo da PD Consult. [A edição está disponível para download gratuito em https://pdconsult.cv/revista#scrollTop=0].
Mais de metade dos clientes bancários em Cabo Verde nunca utilizaram canais digitais, revela estudo
Mais de cinco em cada dez (53.9%) clientes bancários nacionais nunca utilizaram os canais digitais para aceder aos produtos e serviços oferecidos pelo seu banco, através da internet. A conclusão consta do estudo “Cabo Verde: A Banca em Revista 2024”, elaborado pela PD Consult, realizado entre Maio e Julho deste ano, e apresentado hoje, no Mindelo, durante uma mesa redonda sob o tema “A banca cabo-verdiana em números: desempenho recente e perspectivas de evolução”.
Sector bancário mostra resiliência, diz BCV
Apesar do contexto de grande instabilidade, relatório do Banco Central revela que sector bancário nacional cresceu e apresentou melhorias nos indicadores de capital, liquidez e rentabilidade. O índice global de estabilidade assinalou um crescimento sólido em 2023, atingindo o ponto mais alto desde 2010. No entanto, subsistem alguns riscos.
Endividamento das empresas à banca é um risco, diz o BCV
Apesar do sector bancário mostrar um crescimento contínuo – análise do Banco Central – são oito os riscos e as vulnerabilidades identificados e que podem ter impacto na estabilidade financeira do país.
90 milhões de euros para financiar a economia garantidos através de acordo tripartido
Governo, câmaras municipais e sector bancário assinaram ontem um acordo tripartido, no valor de 90 milhões de euros, destinado a garantir financiamento de projectos estruturantes para a economia nacional.
mais