Nos últimos meses, a capital tem sido palco de uma série de assaltos a estabelecimentos comerciais, deixando comerciantes e clientes em estado de alerta. Relatos de várias vítimas indicam que os assaltos têm ocorrido com extrema violência e rapidez, levantando questionamentos sobre a segurança pública e a eficácia das autoridades na resolução dos crimes.
Também em destaque está a entrevista com Júlio Lopes, Presidente da Câmara do Sal.
Cabo Verde recebeu em 2024 uma fasquia histórica de turistas, 1,2 milhões, cerca de metade dos quais no Sal. Com o número em tendência crescente e a diversificação a ganhar força, este é um momento de muitas oportunidades, mas também vários desafios para a ilha mais turística do arquipélago, que é já um destino conhecido “a nível mundial”. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o presidente da Câmara Municipal do Sal fala dos investimentos em curso, dos novos hotéis e novos tipos de turismo. Fala ainda desafios habitacionais existentes, que tendem a agravar-se, e a que se junta o “novo” fenómeno do alojamento local, bem como da carência de mão-de-obra, que poderá modificar as tabelas salariais. Júlio Lopes sublinha ainda o desafio do desenvolvimento sustentável nas suas três vertentes (ambiental, social e económica) e, optimista quanto ao futuro, deixa, no entanto, um aviso: "É preciso cuidar do Sal, porque, se não, poderá haver impactos negativos para todo o país no futuro."
Chamada de primeira página, também, para a TACV que quer aumentar as suas operações com foco no mercado turístico.
A companhia aérea vai apostar nas ligações directas Maio-Sal, Maio-Boa Vista e Sal-Fogo para explorar o mercado turístico. Subsidiação de rotas pelo Governo em 40% fez crescer número de passageiros para São Nicolau e Maio. Ligação ao entre Praia e Maio transportou 2700 pessoas só nos primeiros dois meses deste ano. Ligações directas a São Nicolau já transportaram 1468 pessoas. Subsidiação para a Brava ainda à espera.
Destaque igualmente para a reportagem sobre a endometriose em Cabo Verde.
Todo o mês, a mulher vivencia o ciclo menstrual. Entretanto, para muitas, a chegada do ciclo, traz consigo uma dor forte, uma queimação intensa e um aperto sufocante. Nesses dias, até respirar parece doer. Movimentos simples tornam-se tortura, e a exaustão é constante. É assim uma rotina imposta pela endometriose, uma doença silenciosa que rouba qualidade de vida, desafia diagnósticos e muitas vezes é invisível aos olhos de quem não sente.
No Desporto damos destaque à terceira edição das Olimpíadas do Desporto Escolar que se realizaram em São Vicente.
Mais de mil estudantes/atletas que competiram com entusiasmo nas modalidades de andebol, vólei de praia, futsal, xadrez, atletismo, desporto adaptado e basquete 3x3 nas categorias masculino e feminino, em recintos como Estádio Adérito Sena, Polidesportivo de Oeiras, Escola Salesiana e praia da Laginha.
A ler, igualmente, os artigos de opinião ‘A comunicação política nas disputas internas no PAICV: entre o ciberespaço e a intermediação jornalística’, escrito por Margarida Fontes; ‘Cabo Verde e a Nova Ordem Mundial: Revolução Tecnológica’, da autoria de Luís Carlos Silva e ‘São Tomás de Aquino e a Escolástica’ escrito por Carlos Bellino Sacadura.