Artigos sobre Energias Renováveis
Empresa norueguesa vai liderar estudo sobre rede de energias renováveis
Um consórcio liderado pela empresa norueguesa TGS foi seleccionado para avaliar a viabilidade de interligar as ilhas de Cabo Verde para optimizar os recursos de energia renovável, como a eólica, a solar e o hidrogénio verde.
Parque solar de São Vicente faz saltar previsão de penetração de energias renováveis para 40% - PM
O parque solar em construção na ilha de São Vicente vai injectar na rede, partir de Fevereiro de 2025, mais 12% de energia limpa e ultrapassar a previsão inicial de 40% do Governo a nível nacional.
UE vai assinar acordos com Cabo Verde no digital, renováveis e economia azul
Responsáveis de instituições financeiras europeias estão em Cabo Verde onde vão assinar acordos nas áreas do digital, energias renováveis e economia azul, durante uma visita no âmbito da iniciativa Global Gateway, anunciou a hoje a União Europeia.
Feira Internacional de Energias Renováveis arranca hoje na Praia
A Vª edição da Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética vai decorrer nos dias 06 a 08 deste mês, na FIC, e visa fomentar contactos de parcerias bilaterais promissores entre as empresas alemãs e cabo-verdianas.
Windcredible quer apoiar na electrificação de comunidades remotas e distantes da rede
Windcredible é uma empresa que trabalha na área das energias renováveis em Portugal e que, agora, aproveitando as raízes cabo-verdianas de um dos seus sócios, quer expandir-se para Cabo Verde.
Windcredible quer apostar na eólica em Cabo Verde
No debate ‘Energia - o desafio para um futuro sustentável’, realizado no âmbito da Leadership Summit que decorre na Praia, foi apresentada uma solução de aproveitamento de energias renováveis pela Windcredible.
Governo quer electricidade em todas as casas até 2026
O ministro da Energia, Comércio e Indústria, Alexandre Monteiro, falava hoje no debate ‘Energia - o desafio para um futuro sustentável’ no âmbito da Leadership Summit que decorre na Praia.
A Universidade e a Investigação Científica O Dilema de Cabo Verde
Durante os 49 anos de independência de Cabo Verde (1975-2024) foi desenvolvida com sucesso uma campanha para erradicar a iliteracia, mediante grandes investimentos na educação básica e secundária, à custa de um sub-investimento no ensino superior (ES). As primeiras duas décadas do Século 21 viram emergir o ES em Cabo Verde, atualmente com 11 universidades, das quais duas públicas.
Aumento de produção eólica permite poupar um milhão de contos em combustíveis fósseis
Governo e a Cabeólica assinaram, no passado dia 5, o contrato de expansão do parque eólico de Santiago. Projecto está orçado em mais de 5 milhões de contos e vai permitir alcançar taxa de penetração de 30% de energias renováveis.
Edição 1167
Destaque de manchete para a entrevista com Cláudio Gonçalves Couto, Professor de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas.
“Gostávamos de diversificar e estamos abertos a todos os sectores, sobretudo os mais estratégicos”, Pedro Barros
A funcionar há pouco mais de um ano, o Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) já atribuiu garantias a dois projectos que significam cerca de 700 postos de trabalho. O FSGIP, que está efectivamente operacional desde Janeiro de 2023, é um fundo direccionado para os grandes investimentos e dá a possibilidade às empresas comerciais privadas de direito cabo-verdiano de poderem ter acesso ao financiamento junto das entidades financeiras fora do país, actuando por duas vias: a primeira através da emissão de valores mobiliários, nomeadamente as obrigações, podendo ser realizado em Cabo Verde ou fora do país, e a segunda garantir financiamento através do crédito, quer sejam créditos junto da banca nacional ou junto das instituições financeiras externas. O FSGIP arrancou com um capital de 100 milhões de euros – 5% do PIB cabo-verdiano –, mas o Governo prevê, a curto prazo, capitalizar o fundo para um montante de 200 milhões de euros e, a médio prazo, chegar aos 500 milhões de euros. Como consta do preâmbulo da Lei que cria o FSGIP, afasta-se o suporte ao investimento meramente especulativo ao determinar que o Fundo será gerido de forma a nunca ter uma notação inferior a “A” atribuída pelas agências de notação financeira. Ou seja, pretende-se dar uma orientação indirecta às empresas, que ficam assim obrigadas a robustecer a sua organização, a apresentarem indicadores de solidez económico–financeira e a prestarem grande cuidado na avaliação dos seus projectos, tendo em conta a necessidade de lhes garantir a viabilidade económico-financeira num quadro de minimização dos riscos associados. Com um mandato de cinco anos, o presidente do FSGIP, Pedro Barros, falou com o Expresso das Ilhas sobre o presente e o futuro do Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado.
Combustíveis fósseis não podem ser substituídos por energias renováveis
O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Haitam al Ghais, afirmou hoje que os combustíveis fósseis não poderão ser substituídos pelas energias renováveis e que estas fontes de energia não existem "para competir" entre si.
Eximbank dos EUA aposta nas energias renováveis em África
O Banco de Exportações e Importações dos Estados Unidos (Eximbank) quer aumentar o foco da sua actividade nas energias renováveis e em África e diz que está aberto a financiar "todos os negócios em todos os sectores".
ACER quer participar na promoção das energias renováveis em Cabo Verde
A Associação Cabo-verdiana das Energias Renováveis (ACER) foi apresentada este fim-de-semana e quer ser um interlocutor no processo de transição energética em Cabo Verde. Jansénio Delgado explicou ao Expresso das Ilhas os objectivos da associação a que preside.
Mudança para energias renováveis tem de ser três vezes mais rápida
A mudança para as energias renováveis tem de ser três vezes mais rápida do que até agora, para que o planeta se mantenha habitável, indica um estudo hoje divulgado.
Edição 1142
Com o debate sobre o estado da Justiça a aproximar-se, esta semana fazemos manchete com a entrevista a Júlio Martins Jr., Bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
Ministro da Indústria reitera compromisso de ultrapassar 50% da produção de fontes renováveis até 2030
O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, reiterou hoje o compromisso assumido por Cabo Verde de ultrapassar 50 % da electricidade produzida por fontes renováveis até 2030 e 100% da produção até 2040.
União Europeia prepara 140 milhões de euros para energias renováveis e conectividade em Cabo Verde
A União Europeia vai ajudar Cabo Verde com cerca de 140 milhões de euros para o país investir nas renováveis e na melhoria das infra-estruturas portuárias, grande parte sob a forma de subvenção, avançou fonte oficial.
Governo rubrica contrato com APP para implementação de centrais solares fotovoltaicas e aquisição de energia
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reiterou terça-feira, no Sal, o desejo do Governo atingir mais de 50% de penetração de energia renovável até 2030, e rubricou um contrato com a empresa Águas de Ponta Preta para o efeito.
Quatro parques eólicos nacionais pouparam emissão de 47 mil toneladas de CO2
A electricidade gerada pelos quatro parques eólicos da Cabeólica, uma parceria público-privada nacional com financiamento internacional, evitou a emissão de 47.414 toneladas de CO2 em 2021, aumentando face ao ano anterior, segundo a empresa.
mais