Artigos sobre Dubai
Pedro Lopes participa na reunião anual do Global Future Council 2024
O secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes, está em Dubai para participar na Reunião Anual dos Conselhos Globais do Futuro 2024, organizada pelo World Economic Forum (WEF). O evento decorre de 14 a 18 Outubro para discutir soluções inovadoras e abordagens colaborativas para os desafios globais relacionados com a Inteligência Artificial, geopolítica, transição energética e os trabalhos de futuro.
Estradas inundadas, carros (quase) submersos: O Dubai após as chuvas
Chuvas superaram todos os recordes desde que os Emirados começaram a recolher dados de precipitação.
Combustíveis fósseis não podem ser substituídos por energias renováveis
O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Haitam al Ghais, afirmou hoje que os combustíveis fósseis não poderão ser substituídos pelas energias renováveis e que estas fontes de energia não existem "para competir" entre si.
Grande parte dos países celebra acordo alcançado na COP28
O acordo alcançado hoje na Cimeira do Clima do Dubai (COP28), que pela primeira vez apelou ao abandono gradual dos combustíveis fósseis, foi celebrado pela maioria dos países e organizações, noticiou a imprensa internacional.
COP28: Presidente ultima novo rascunho com base nas linhas vermelhas
O presidente da COP28 está a ultimar um novo rascunho do Balanço Global com base nas linhas vermelhas apresentadas pelas partes durante a noite, segundo o director-geral da cimeira que não adiantou detalhes sobre a questão dos combustíveis fósseis.
“Um país como o nosso precisa absolutamente de mais acesso ao financiamento climático”
Primeiro-ministro esteve no Dubai onde participou na conferência do clima da ONU, COP28, que decorre desde 30 de Novembro e até dia 12. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Ulisses Correia e Silva aborda os impactos que as alterações climáticas têm nos Pequenos Estados Insulares (SIDS, da sigla inglesa) e defende que agricultura, alimentação e alterações climáticas são temas que estão intimamente ligados. “A realidade está a mostrar que os sistemas agro-alimentares são muito vulneráveis às alterações climáticas”, aponta, garantindo que Cabo Verde se comprometeu a “acelerar e reforçar a integração da agricultura e dos sistemas alimentares na acção climática” e vice-versa.
Rede Vozes Negras pelo Clima quer vez e voz nas negociações sobre alterações climáticas
Promover direitos humanos, justiça socioambiental e combate ao racismo climático a nível territorial, regional, nacional e internacional. É com este objectivo que a Rede Vozes Negras pelo Clima, do Brasil, marca presença na COP28, que decorre no Dubai. Mas é preciso dar voz à sociedade civil durante as discussões sobre as alterações climáticas, disse hoje a organização.
Negociações na COP28 ainda aquém das expectativas – Tânia Romualdo
A eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, a operacionalização do Fundo de Perdas e Danos e a avaliação da situação global sobre o combate à crise climática são pontos que continuam aquém das expectativas nas negociações que decorrem na COP28, no Dubai. Quem o diz é Tania Romualdo, Embaixadora e representante de Cabo Verde junto das Nações Unidas.
“No final da próxima semana, precisamos que a COP entregue um comboio-bala para acelerar a acção climática” – ONU
A questão financeira deve ser colocada no centro das atenções dos negociadores e dos Estados-membros para salvar vidas agora e acelerar a acção climática. Posição defendida hoje pelo Secretário Executivo das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, enquanto decorrem as negociações na COP28.
Emissões de carbono continuam a aumentar, combustíveis fósseis são os principais responsáveis
Durante a COP28, ficamos a saber que as emissões de dióxido de carbono (CO2) continuam a aumentar e a China (4%), é responsável por um terço das emissões globais. Índia (3.1%) e Europa (2.6%) vêm a seguir. Isto num mundo que continua altamente dependente dos combustíveis fósseis, a principal causa das alterações climáticas. A conclusão consta do relatório Global Carbon Budget, divulgado hoje pelo Global Carbon Project (GCP), que reúne 121 cientistas de vários países.
Iniciativa internacional quer Cabo Verde como pioneiro em África no apoio à proposta de acabar com produção de combustíveis fósseis
Duas mil organizações da sociedade civil e três mil cientistas fazem parte da iniciativa global que apela à um “Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis”. A iniciativa, com três anos de existência, já conta com o apoio de dez países, disse hoje a responsável de comunicação da organização.
COP28: Sem eliminação rápida dos combustíveis fósseis, crise climática será irreversível
A “eliminação rápida e controlada dos combustíveis fósseis” é condição para que não seja ultrapassado o limiar de segurança do clima na Terra, de acordo com um relatório científico hoje apresentado no Dubai.
“Os mais vulneráveis não podem ter que escolher entre combater a mudança climática e combater a pobreza” – Lula da Silva
O presidente do Brasil pediu, hoje, incentivos positivos aos países em desenvolvimento para que possam promover medidas de ação climática alinhadas às suas prioridades. No seu discurso na COP28, Lula da Silva lembrou que muitos países do Sul Global não terão condições de implementar as suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), nem de assumir metas mais ambiciosas.
PM quer definição clara e urgente do mecanismo de financiamento para perdas e danos
O Primeiro-ministro reitera que Cabo Verde, enquanto SIDS, localizado na região árida do Sahel e com ecossistemas muito frágeis, é dos países mais expostos aos riscos e consequências dos eventos climáticos extremos. Ulisses Correia e Silva defende a efectivação urgente do mecanismo de perdas e danos, na sua intervenção oficial na COP28, que decorre no Dubai.
Países acordam pela primeira vez integrar a agricultura e os sistemas alimentares na ação climática
Os sistemas alimentares estão, pela primeira vez, no centro do debate climático. Isto graças à assinatura, por 134 países, da declaração dos Emirados Árabes Unidos sobre Agricultura Sustentável, Sistemas Alimentares Resilientes e Ação Climática. O documento foi rubricado esta sexta-feira, na COP28, que decorre no Dubai.
Limitar o aquecimento global e o financiamento climático no centro do discurso de Ulisses Correia e Silva na COP28
O Primeiro-ministro defende o cumprimento efectivo de limitar o aquecimento da temperatura global a 1,5 graus celsius, como estabelecido no Acordo de Paris, e a garantia de que a questão do financiamento climático seja uma efectivada. Questões que fazem parte do discurso de Ulisses Correia e Silva, a ser proferida este sábado durante a COP28, que decorre nos Emirados Árabes Unidos.
Projecto de 14ME propõe reduzir custos de produção de água, importação de combustíveis e emissão de carbono
O Governo prevê implementar, em dois anos, um projecto de reforço da capacidade de produção de energia fotovoltaica para produção e mobilização de água no país. Isto graças a uma adenda de mais dois milhões de euros ao memorando sobre a reconversão da dívida de Cabo Verde para com Portugal, que prevê a participação com 12 milhões de euros no Fundo Climático e Ambiental.
COP 28: ONU pede acção urgente perante a situação “crítica” da humanidade
A humanidade está numa situação bastante crítica. É preciso celeridade nas ações de combate às alterações climáticas, num mundo instável e sem resiliência para enfrentar os impactos complexos do fenómeno, alerta o Secretário Executivo da ONU para as alterações climáticas, Simon Stiell, na abertura da COP28, que decorre no Dubai.
Compromissos financeiros no centro da COP28
Arranca hoje, no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a 28ª Cimeira do clima das Nações Unidas, a COP28. Até 12 de Dezembro, entidades de todo o mundo reúnem-se num momento crítico para uma acção climática transformadora global. Cabo Verde faz-se representar por uma delegação liderada pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Concentração de gases com efeito de estufa atingiu novo recorde em 2022
A concentração de gases que causam as alterações climáticas atingiu um novo recorde em 2022, contribuindo para o aumento da temperatura global e para o surgimento de fenómenos meteorológicos extremos, alertou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
mais