Em declarações ao Expresso das Ilhas, Tutu Sousa expressou a sua satisfação com a distinção, considerando-a como um importante sinal de valorização do seu trabalho. “Este prémio é um reconhecimento e valor do meu trabalho”, afirmou.
A presença de Tutu Sousa no VIE Fashion Week tornou-se possível graças à colaboração entre a sua curadora, Cristina Bernardini, em Portugal, e um galerista iraniano com quem o artista já havia trabalhado na World Art Dubai, em 2023.
Este ano, o galerista assumiu um papel na organização do VIE Fashion Week e fez questão de incluir o trabalho do artista cabo-verdiano, numa edição marcada pela estreia das artes plásticas no evento de moda.
“O iraniano com quem trabalhei no Dubai este ano é um dos organizadores da VIE Fashion Week, evento que acontece há cerca de oito anos, e fez questão de incluir o meu trabalho, já que, pela primeira vez, vão integrar as artes plásticas no evento de moda. Recebi o convite com muito agrado, porque é um evento que recebe cerca de 12 mil visitantes por dia”, contou Tutu Sousa.
Durante os quatro dias do evento, o artista expôs oito quadros e duas esculturas, além de realizar uma pintura ao vivo, atraindo a atenção do público e da crítica.
Para Tutu Sousa, a visibilidade da feira representa uma oportunidade estratégica para a promoção da arte cabo-verdiana no mercado árabe.
O artista plástico com mais de 30 anos de carreira, tem deixado a sua marca em vários países por onde passa, seja em pintura de mural, desenhos e telas e está referenciado no Guia Turístico de Cabo Verde.
Em 2016 ao comemorar os 25 anos de carreira, deu início a um projecto pessoal intitulado “Rua d’Arte”, uma galeria a céu aberto, no Bairro de Terra Branca, com o objectivo de promover a arte, a cultura e a união entre artistas.
Tutu Sousa revelou que tem vários projectos em curso. “Para este ano, ainda tenho alguns convites. Em princípio, vou estar no Festival de Arte de Viena, na Feira no Carrousel du Louvre (Paris), além de projectos nacionais”.
Além disso, disse que terá outra exposição no mês de Dezembro, além de pinturas de rua, workshops e palestras, que pretende realizar este ano. “Tudo a favor da Arte Nacional”.