Artigos sobre co2
Companhias aéreas de Cabo Verde emitiram quase 24 mil toneladas de CO2 em 2023
As companhias aéreas cabo-verdianas realizaram 4.400 voos em 2023, que emitiram 23.886 toneladas de dióxido de carbono (CO2), segundo o primeiro relatório sobre o tema no país.
Comércio a retalho e grossista controla apenas 2% das suas emissões de CO2
Noventa e oito por cento das emissões europeias de carbono provêm das actividades dos produtores e fabricantes e da energia consumida após a compra de um produto, controlando o setor do comércio a retalho e grossista apenas os restantes 2%.
Emissões de carbono continuam a aumentar, combustíveis fósseis são os principais responsáveis
Durante a COP28, ficamos a saber que as emissões de dióxido de carbono (CO2) continuam a aumentar e a China (4%), é responsável por um terço das emissões globais. Índia (3.1%) e Europa (2.6%) vêm a seguir. Isto num mundo que continua altamente dependente dos combustíveis fósseis, a principal causa das alterações climáticas. A conclusão consta do relatório Global Carbon Budget, divulgado hoje pelo Global Carbon Project (GCP), que reúne 121 cientistas de vários países.
Genghis Khan matou tanta gente que a Terra arrefeceu
Genghis Khan, imperador mongol conhecido pelas suas conquistas impiedosas, pode ter tido um impacto inesperado no clima global, reduzindo significativamente os níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
Porque é importante que a Terra não aqueça mais
A Terra já está quase a ultrapassar um limiar acordado internacionalmente para o aquecimento climático, em relação aos níveis pré-industriais. Se isso acontecer, as consequências serão desastrosas para regiões de todo o mundo, avisa um estudo.
A Terra teve duas eras climáticas distintas nos últimos 66 milhões de anos. Já sabemos porquê
O impacto do meteorito Chicxulub e a glaciação do Hemisfério Sul foram dois importantes pontos de viragem no clima da Terra.
A questão da relevância estratégica
“O Protocolo de Kyoto sobre as alterações climáticas colocava os países diante de uma alternativa: podiam reduzir as emissões de gases do efeito estufa ou pagar a outro país para fazê-lo. …os USA não aderiram ao acordo de Kyoto”. Michael J. Sandel na obra “O QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA”
Contra a corrente e a maré
O Governo propõe-se investir 518 milhões de euros em energias limpas, entre 2018 e 2030, para atingir uma taxa de penetração de 50% ou mais no horizonte 2030. Ou seja, pretende o Governo que dentro de sete anos, pelo menos metade da energia eléctrica produzida em Cabo Verde provenha de fontes renováveis, especificamente energia eólica e solar.
Cientistas recomendam à UE redução drástica de CO2 até meados do século
O Conselho Científico Consultivo Europeu para as Alterações Climáticas recomendou hoje à União Europeia a redução das emissões poluentes entre 90 e 95 % para se atingir a descarbonização do sistema produtivo comunitário em 2050.
EUA lançam plano para financiar projectos de captura de dióxido de carbono
O governo dos Estados Unidos da América lançou na quinta feira um plano para investir 3,5 mil milhões de dólares para projectos de captura de dióxido de carbono (CO2) do ar, tecnologia recente considerada eventual solução na luta contra as alterações climáticas.
Ulisses Correia e Silva lembra que Cabo Verde “sofre fortemente os efeitos das alterações climáticas”
Primeiro-ministro discursou na passada terça-feira na cimeira do ambiente que decorre em Glasgow, na Escócia, e lembrou as fragilidades dos pequenos Estados insulares no que respeita às alterações climáticas.
Grandes empresas querem transportes com emissão zero de carbono até 2040
Cerca de 90% do comércio mundial é transportado por mar. O transporte marítimo global é responsável por quase 3% das emissões globais de CO2 e o sector está sob crescente escrutínio para se tornar mais limpo.
Maior extinção da História. Identificado culpado que aniquilou quase toda a vida da Terra
Técnicas analíticas de ponta e modelos geoquímicos inovadores reconstruíram conclusivamente toda a cascata de eventos na maior extinção da história da Terra.
Esteiras de condensação dos aviões afetam o clima mais que suas emissões de CO2
O aquecimento induzido por essas nuvens artificiais poderá ser o triplo em 2050.
Custo elevado continua a afastar consumidores
“É bom mas é caro”, é a expressão que mais se ouve quando os cabo-verdianos falam na produção de energia eléctrica recorrendo a painéis solares ou a outra energia renovável. Mas será mesmo assim? Ainda que timidamente, há cada vez mais casas com estes equipamentos e mesmo as grandes instituições já apostam nesta forma de produção de energia.
Cabo Verde adere à Aliança para a Descarbonização dos Transportes
Cabo Verde vai aderir à Aliança para a Descarbonização dos Transportes, medida aprovada em Conselho de Ministros no âmbito Resolução da Carta de Política para a Mobilidade Eléctrica.
mais