Grandes empresas querem transportes com emissão zero de carbono até 2040

PorExpresso das Ilhas,24 out 2021 8:11

Cerca de 90% do comércio mundial é transportado por mar. O transporte marítimo global é responsável por quase 3% das emissões globais de CO2 e o sector está sob crescente escrutínio para se tornar mais limpo.

Nove grandes empresas, incluindo Amazon, Ikea e Unilever, assinaram um acordo, iniciativa da organização sem fins lucrativos Aspen Institute, cujo objectivo é o de transportar carga apenas em navios com emissão zero de carbono. As multinacionais esperam que esta meta “agressiva” leve a indústria de transporte marítimo, altamente poluente, a descarbonizar-se mais depressa. E impõem um prazo máximo de 19 anos.

O transporte marítimo de carga produz um bilião de toneladas de poluição por ano e os críticos dizem que os operadores não estão a fazer o suficiente para cumprir as metas do Acordo de Paris sobre as emissões.

Elisabeth Munck af Rosenschöld, do IKEA Group, disse que trabalhar com outras pessoas foi crucial para o desenvolvimento de soluções de combustível para transporte marítimo. “A voz dos donos da carga é importante, já que somos uma das partes interessadas para possibilitar a transformação do sector”, sublinhou à Reuters.

Entretanto, grupos ambientalistas da coligação Ship It Zero já referiram que os compromissos anunciados são “históricos, mas muito fracos” e encorajaram os signatários a mudar totalmente para navios com emissões zero até 2030.

As Nações Unidas têm como objetivo reduzir os gases de efeito de estufa da indústria em 50%, em relação aos níveis de 2008, até 2050, com pedidos cada vez maiores para uma meta mais ambiciosa: descarbonização total até 2050.

As empresas que assinaram o acordo Carbono Zero até 2040

• Amazon
  • Brooks Running (empresa americana de equipamentos desportivos)
  • Frog Bikes (fabricante de bicicletas do Reino Unido)
  • Ikea
  • Inditex (proprietária da Zara)
  • Michelin
  • Patagonia (empresa americana de roupas)
  • Tchibo (rede alemã de comércio)
  • Unilever (multinacional anglo-neerlandesa)
  • Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1038 de 20 de Outubro de 2021.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 out 2021 8:11

Editado porSara Almeida  em  25 out 2021 8:10