O líder da APESC, João Lima, falava hoje à Rádio Morabeza, à margem da apresentação pública, no auditório do IMAR, no Mindelo, do projecto de desenvolvimento de uma frota pesqueira do camarão soldado.
O responsável lembra que o projecto teve início em 2010, mas que o momento da sua implementação deve ser agora.
“Este processo pode decorrer de uma forma simples: é levar este projecto às comunidades piscatórias de Cabo Verde, principalmente à pesca artesanal e também adaptar estes navios de 9 metros que temos no país para a pesca de camarão soldado. Devemos levar este projecto como sistema de marketing, para mostrar aos pescadores que temos aqui um nicho de subcaptura para resolver a parte sazonal que nós andamos aqui a perder durante os meses das outras espécies [cavala, chicharro ou melva]. O momento é agora. Os armadores estão envolvidos neste projecto”, aponta.
João Lima refere que o Instituto do Mar (IMAR) está a fazer o seu trabalho e que cabe ao sector privado levar o projecto adiante e criar negócio.
Do lado do IMAR, o presidente do Conselho directivo, Malik Lopes, realça o objectivo do projecto.
“Este projecto pretende potencializar um produto nacional, criar condições de sustentabilidade e, o mais importante, a competitividade no tecido empresarial das áreas ligadas ao mar”, realça.
O Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, José Almada Dias, lembra que o camarão soldado é bastante comercializado nas Canárias e em todo o mediterrâneo e que o importante agora é transformar o projecto em negócio.
“Saber que temos este recurso em Cabo Verde é um momento de grande satisfação, porque é um recurso de alto valor acrescentado e que pode trazer rendimento significativo para os nossos pescadores”, afirma.
O projecto de desenvolvimento de uma frota pesqueira do camarão soldado é financiado pela Global Environment Facility, e implementado pelo Banco Mundial, através da iniciativa da pesca costeira. Nas primeiras duas capturas experimentais, realizadas esta semana, foram capturados 34 quilogramas de camarão soldado. Pelo menos três navios semi-industriais já foram adaptados para realizar a pesca do marisco.