Esta informação foi avançada à Inforpress pelo novo presidente da Associação dos Armadores de Pesca (Apesc), Susano Vicente, eleito na assembleia-geral do dia 25, durante a qual também foi eleito José Duarte para o cargo de vice-presidente da associação.
Conforme a mesma fonte, na assembleia-geral, a Apesc aproveitou para fazer a alteração dos seus estatutos e passa a estar dotada de um Conselho Consultivo que, doravante, terá os poderes de um conselho de administração dos projectos, concessões e outros activos que vierem estar sob a tutela da associação, passando os Estaleiros Navais da ex-Onave a serem administrados nestes moldes.
Assim, segundo Susano Vicente, uma das metas da nova equipa é dar prioridade máxima ao Estaleiro Naval de Onave, enquanto “um dos principais pilares” que sustenta o sector das pescas a nível nacional, “iniciando pela sua manutenção, em jeito manter a sua capacidade operacional para os próximos 10 anos”.
A associação estabeleceu ainda como meta convocar nos próximos dias o Conselho Consultivo para dar início aos preparativos da estrutura conceptual do Plano Estratégico da Apesc para os próximos dez anos e apresentá-lo para aprovação numa próxima assembleia-geral extraordinária”.
Outras metas propostas são reorganizar o “modus-operandi” da associação e ainda clarificar e estabelecer os princípios e valores que nortearão todas suas actividades.
Na assembleia-geral foram eleitos também Andemira Silva como secretária, João Reis e Simone Duarte, como vogais, e ainda os membros do conselho fiscal e disciplinar, presidido por Celestino Oliveira, e uma nova mesa de assembleia-geral, liderada por Ilídio Duarte.