Artigos sobre ONUDC
ONUDC aponta para aumento do trânsito de drogas na a África Ocidental
A representante do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), Cristina Andrade, alertou hoje, na cidade da Praia, que tem havido um aumento do trânsito de drogas na região da África Ocidental.
ONU alerta para crescimento de mercado lusófono de tráfico de drogas
O Escritório das Nações Unidas para a Droga e Crime Organizado em Moçambique alertou hoje para o crescimento de um mercado lusófono de tráfico ilícito, denunciando a existência de "cartéis" brasileiros com contactos em países de língua portuguesa.
ONU alerta para disseminação de drogas sintéticas no mundo
A "produção barata, rápida e fácil" de drogas sintéticas transformou profundamente muitos mercados em todo o mundo, alertou a ONU no domingo, apontando para "consequências desastrosas".
“Os esforços de Cabo Verde no combate ao crime organizado têm sido um factor-chave para a sua estabilidade”
À frente do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime em Cabo Verde desde 2008, por Ana Cristina Andrade já passaram várias iniciativas e quadros legais, mas o engajamento do país no combate a estes desafios internacionais tem sido uma constante, avalia. Nesta conversa com o Expresso das Ilhas, a coordenadora nacional fala de diferentes crimes e problemáticas, entre os quais o tráfico de drogas, o tráfico de pessoas – “o pior entre todos os crimes” –e o cibercrime. E fala também de uma novidade nas iniciativas da ONUDC Cabo Verde, geralmente orientadas para as instituições, que é o projecto participativo de segurança humana que está a desenvolver junto às comunidades. Uma coisa é certa, sublinha a coordenadora: não há país nem comunidade que se desenvolva à luz do crime e violência.
Edição 1106
A manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas é com a entrevista a Cristina Andrade, Coordenadora Nacional da ONUDC.
Professores do ensino secundário participam em acção de formação sobre cibercrime na Praia
A ONUDC promove na segunda-feira, 21, e terça-feira, 22, uma acção de capacitação em matéria de prevenção do cibercrime destinada a professores do ensino secundário da região do Sotavento.
Cerca de 4 a 8% da população em Cabo Verde consome cocaína e canábis – governante
A marijuana e a cocaína estão entre as principais drogas ilícitas consumidas em Cabo Verde, cerca de 4 a 8% da população, sendo cada vez mais frequente na camada jovem e associado a um uso cada vez mais precoce, indicou hoje o secretário de Estado Adjunto da Saúde.
Prevenção é a maior arma para combater cibercrime –Joana Rosa
O combate ao cibercrime é um desafio mundial e Cabo Verde não foge à regra, mas a prevenção é a maior arma para combater a actividade criminosa.
COVID-19 aumentou os perigos do tráfico de pessoas
A Directora Executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), Ghada Waly disse que a pandemia da COVID-19 aumentou os perigos do tráfico de pessoas. Ghada Waly fez essa afirmação na sua mensagem alusiva ao Dia Internacional contra o Tráfico de Pessoas, que se celebra hoje, 30 de Julho.
Combate ao tráfico de droga deve ser um trabalho conjunto, defende a ONUDC
Novo director regional da ONUDC, Antonio Mazzitelli, destacou, hoje, na Praia, a importância de existir uma cooperação internacional mais forte no combate ao tráfico internacional de drogas por via marítima.
PJ recebe unidade móvel de treino para reforço de capacidades
A Coordenadora Nacional do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (ONUDC) em Cabo Verde, Cristina Andrade, defende que a unidade móvel de treino, que aquela organização internacional entregou oficialmente hoje à Polícia Judiciária, representa um reforço da capacidade dos serviços de aplicação da lei em matéria de investigação da droga e do crime organizado.
Ulisses pede compromisso para a operacionalização do programa de combate à droga
O Primeiro-Ministro defende a necessidade de compromissos adicionais para operacionalização do Programa Nacional integrado de Luta Contra as Drogas e Crimes Conexos.
"É possível travar" o tráfico de droga por Cabo Verde- ONUDC
A coordenadora do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC) afirmou esta segunda-feira, na Praia, que Cabo Verde “está na rota do trânsito da cocaína”, mas que as recentes apreensões demonstram que “é possível travar” este tráfico.
Governo e Nações Unidas colaboram para garantir desenvolvimento sustentável
A ONU está a trabalhar com Cabo Verde para a melhoria do ambiente de negócios, com projectos concretos, desenvolvidos no quadro da cooperação quadrienal 2018-2022.
Impunidade dos traficantes preocupa ONU
O número de vítimas de tráfico humano detectadas aumentou nos últimos anos. Ao mesmo tempo, houve também um incremento nas condenações dos traficantes. Contudo, o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas 2018 aponta que este crime permanece sob um manto preocupante de impunidade e que muitos países se têm mostrado incapazes de dar resposta a este crime. Cooperação internacional mais intensiva é urgente, para resolver este problema mundial, exorta o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, ONUDC, responsável pelo relatório.
Produção, consumo e mortes por droga atingem níveis recordes em todo o mundo
O uso não medicinal de medicamentos sob prescrição constitui uma enorme ameaça a saúde pública, com os opioides (drogas que actuam no sistema nervoso para aliviar a dor) a serem responsáveis pelos maiores danos, contabilizando 76% de mortes envolvendo distúrbios relacionados ao uso de drogas.
Tutela quer melhorar protecção dos direitos das crianças em conflito com a lei
O governo quer o reforço do sistema juvenil em Cabo Verde, de modo a salvaguardar os direitos das crianças em conflito com a lei. Neste sentido, está em curso o programa global sobre a violência contra a criança, implementado pelo Ministério da Justiça, com a assistência técnica da ONUDC e o financiamento da União Europeia.
Praia acolhe seminário regional em matéria de investigação forense
O Escritório das Nações Unidas sobre a Droga e o Crime (ONUDC) realiza de hoje até sexta-feira, na cidade da Praia, um seminário regional em matéria de investigação forense.
mais