Artigos sobre ONUDC

ONU alerta para disseminação de drogas sintéticas no mundo
A "produção barata, rápida e fácil" de drogas sintéticas transformou profundamente muitos mercados em todo o mundo, alertou a ONU no domingo, apontando para "consequências desastrosas".

“Os esforços de Cabo Verde no combate ao crime organizado têm sido um factor-chave para a sua estabilidade”
À frente do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime em Cabo Verde desde 2008, por Ana Cristina Andrade já passaram várias iniciativas e quadros legais, mas o engajamento do país no combate a estes desafios internacionais tem sido uma constante, avalia. Nesta conversa com o Expresso das Ilhas, a coordenadora nacional fala de diferentes crimes e problemáticas, entre os quais o tráfico de drogas, o tráfico de pessoas – “o pior entre todos os crimes” –e o cibercrime. E fala também de uma novidade nas iniciativas da ONUDC Cabo Verde, geralmente orientadas para as instituições, que é o projecto participativo de segurança humana que está a desenvolver junto às comunidades. Uma coisa é certa, sublinha a coordenadora: não há país nem comunidade que se desenvolva à luz do crime e violência.

Edição 1106
A manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas é com a entrevista a Cristina Andrade, Coordenadora Nacional da ONUDC.

Professores do ensino secundário participam em acção de formação sobre cibercrime na Praia
A ONUDC promove na segunda-feira, 21, e terça-feira, 22, uma acção de capacitação em matéria de prevenção do cibercrime destinada a professores do ensino secundário da região do Sotavento.

Cerca de 4 a 8% da população em Cabo Verde consome cocaína e canábis – governante
A marijuana e a cocaína estão entre as principais drogas ilícitas consumidas em Cabo Verde, cerca de 4 a 8% da população, sendo cada vez mais frequente na camada jovem e associado a um uso cada vez mais precoce, indicou hoje o secretário de Estado Adjunto da Saúde.

Prevenção é a maior arma para combater cibercrime –Joana Rosa
O combate ao cibercrime é um desafio mundial e Cabo Verde não foge à regra, mas a prevenção é a maior arma para combater a actividade criminosa.

COVID-19 aumentou os perigos do tráfico de pessoas
A Directora Executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), Ghada Waly disse que a pandemia da COVID-19 aumentou os perigos do tráfico de pessoas. Ghada Waly fez essa afirmação na sua mensagem alusiva ao Dia Internacional contra o Tráfico de Pessoas, que se celebra hoje, 30 de Julho.

Combate ao tráfico de droga deve ser um trabalho conjunto, defende a ONUDC
Novo director regional da ONUDC, Antonio Mazzitelli, destacou, hoje, na Praia, a importância de existir uma cooperação internacional mais forte no combate ao tráfico internacional de drogas por via marítima.

PJ recebe unidade móvel de treino para reforço de capacidades
A Coordenadora Nacional do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (ONUDC) em Cabo Verde, Cristina Andrade, defende que a unidade móvel de treino, que aquela organização internacional entregou oficialmente hoje à Polícia Judiciária, representa um reforço da capacidade dos serviços de aplicação da lei em matéria de investigação da droga e do crime organizado.

Ulisses pede compromisso para a operacionalização do programa de combate à droga
O Primeiro-Ministro defende a necessidade de compromissos adicionais para operacionalização do Programa Nacional integrado de Luta Contra as Drogas e Crimes Conexos.

"É possível travar" o tráfico de droga por Cabo Verde- ONUDC
A coordenadora do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC) afirmou esta segunda-feira, na Praia, que Cabo Verde “está na rota do trânsito da cocaína”, mas que as recentes apreensões demonstram que “é possível travar” este tráfico.

Governo e Nações Unidas colaboram para garantir desenvolvimento sustentável
A ONU está a trabalhar com Cabo Verde para a melhoria do ambiente de negócios, com projectos concretos, desenvolvidos no quadro da cooperação quadrienal 2018-2022.

Impunidade dos traficantes preocupa ONU
O número de vítimas de tráfico humano detectadas aumentou nos últimos anos. Ao mesmo tempo, houve também um incremento nas condenações dos traficantes. Contudo, o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas 2018 aponta que este crime permanece sob um manto preocupante de impunidade e que muitos países se têm mostrado incapazes de dar resposta a este crime. Cooperação internacional mais intensiva é urgente, para resolver este problema mundial, exorta o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, ONUDC, responsável pelo relatório.

Produção, consumo e mortes por droga atingem níveis recordes em todo o mundo
O uso não medicinal de medicamentos sob prescrição constitui uma enorme ameaça a saúde pública, com os opioides (drogas que actuam no sistema nervoso para aliviar a dor) a serem responsáveis pelos maiores danos, contabilizando 76% de mortes envolvendo distúrbios relacionados ao uso de drogas.

Tutela quer melhorar protecção dos direitos das crianças em conflito com a lei
O governo quer o reforço do sistema juvenil em Cabo Verde, de modo a salvaguardar os direitos das crianças em conflito com a lei. Neste sentido, está em curso o programa global sobre a violência contra a criança, implementado pelo Ministério da Justiça, com a assistência técnica da ONUDC e o financiamento da União Europeia.

Praia acolhe seminário regional em matéria de investigação forense
O Escritório das Nações Unidas sobre a Droga e o Crime (ONUDC) realiza de hoje até sexta-feira, na cidade da Praia, um seminário regional em matéria de investigação forense.
mais