Para Cristina Andrade, a referida unidade acrescenta outras valências que visam prevenir e combater o trânsito Ilícito de drogas em Cabo Verde e o crime organizado.
A coordenadora recorda que Cabo Verde é uma rota “importante” de trânsito de cocaína, à semelhança de outros países da sub-região e que as autoridades estão cientes dessa situação.
“As autoridades nacionais vêm operando afincadamente com os organismos congéneres nesta matéria e vêm trabalhando em termos de repressão de uma forma coordenada, seja a nível nacional, seja a nível regional e global, porque este problema não se consegue resolver de uma forma isolada”, conclui.
Ainda no mesmo evento, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária, Jacqueline Semedo, declarou que se vai fazer bom uso da unidade móvel, na melhoria da capacitação dos efectivos.
“As nossas capacidades profissionais sairão reforçadas, mas também garantimos que estes equipamentos estarão à disposição de outros órgãos da polícia criminal, aplicadores da justiça nesta luta que é global”, diz.
Jaqueline Semedo remata, recordando que a Polícia Judiciária conta com várias instituições parceiras na luta contra o tráfico de estupefacientes.
A Unidade Móvel de Treino é composta por um conjunto de computadores já carregados com módulos de formação especializados, acessíveis offline e facilmente transportáveis, que podem ser usados para oferecer capacitações em qualquer lugar, como uma sala de aula móvel e funcional, garantindo que um maior número de formandos beneficie do mesmo grau e qualidade de formações, seja na capital ou em regiões de difícil acesso.
O programa é implementado em coordenação com a Comissão da CEDEAO, com financiamento da União Europeia